Secretário do Tesouro Nacional pede demissão e deve deixar governo nas próximas semanas
Mansueto Almeida já discute com Paulo Guedes um substituto

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, deixará o governo nas próximas semanas. Ele deve cumprir a quarentena e posteriormente, ir para iniciativa privada.
Mansueto já discute com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues, um nome para sucedê-lo no cargo, cuja missão é o controle de caixa do governo. Ele ocupava o posto desde abril de 2018. É a primeira perda importante na equipe de Guedes. Mansueto já discutia a saída do governo com o ministro.
Guedes tinha manifestado a intenção de nomeá-lo diretor-executivo do Conselho Fiscal da República, colegiado a ser criado pela PEC do Pacto Federativo. Porém, a crise causada pela pandemia da covid-19 atrasou a tramitação de propostas estruturais no Congresso Nacional, e essa saída ficou mais distante.
O atual secretário do Tesouro sempre foi considerado "guardião" do cofres do governo e fiador do processo de ajuste das contas públicas. Boatos da saída dele sempre geraram preocupação no mercado financeiro sobre a prosseguimento da agenda.


