Secretário-geral da Onu pede proteção para Amazônia
Ele ainda destacou não ser mais possível arcar com danos em demais fontes de oxigênio e biodiversidade

Foto: Bruno Kelly/Reuters
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antônio Guterres, afirmou nesta quinta-feira (22), que está preocupado com os incêndios florestais que ocorrem na floresta amazônica. Ele ainda destacou não ser mais possível arcar com danos para uma das maiores fontes de oxigênio e biodiversidade. Já a presidente da Assembleia Geral da ONU, María Fernanda Espinosa, disse estar preocupada com os incêndios florestais pelo mundo e cobrou ações imediatas das autoridades. Ela ainda retificou que as florestas são essenciais para que haja um enfrentamento de mudanças climáticas.
A Organização das Nações Unidas publicou recentemente um vídeo falando especificamente sobre as queimadas e de que forma elas afetam não só a flora e a fauna no local de focos de incêndio, mas os efeitos que também produzem na vida das pessoas que habitam longe dos locais das queimadas. Confira o vídeo abaixo:
#Wildfires pose a threat to health. They fill the air with particles and harmful gases that spread well beyond their epicenter.
— WMO | OMM (@WMO) 22 de agosto de 2019
With #ClimateChange stoking drought, fire risk is rising. So improving forecasting and warning systems is a critical global effort.
FIND OUT MORE?? pic.twitter.com/hnY1vnfdqn
Nesta quinta-feira (22), a Organização Meteorológica Mundial (OMM), que é ligada a ONU, divulgou um comunicado alertando sobre o impacto dos incêndios florestais nas mudanças de clima e também defendeu a utilização de sistemas de monitoramento do ambiente através de satélites, que podem orientar ações que evitem queimadas.