Segunda etapa do Campeonato Baiano de Águas Abertas acontece neste sábado (12)
Baiano medalhista olímpico Edvaldo Valério participa de prova de longa distância

Foto: Willyam Nascimento / FBDA
A II Etapa do Campeonato Baiano de Águas Abertas, competição oficial organizada pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos. acontece neste sábado (12), a partir das 13h. O evento acontece na paradisíaca praia de São Tomé de Paripe.
Ao todo, 540 atletas estão inscritos no evento, que se dividirão em 4 provas: Mirim (500m), Petiz (1km) Prova Rápida (1km) e Prova Principal (4km).
Além dos favoritos e campeões da 1ª etapa, Ronaldo Zambrano e Malu Cunha, o baiano medalhista olímpico Edvaldo Valério também estará presente na competição. Atleta de velocidade em toda sua carreira, ele volta a disputar uma prova de longa distância de águas abertas.
Atualmente, o atleta faz parte de um projeto que tem como objetivo realizar a famosa e tradicional Travessia Itaparica Salvador, em dezembro de 2022.
A ex-recordista e campeã mundial, Etiene Medeiros, que nada pelo SESI de São Paulo, também estará presente e vai participar da prova rápida, de 1km.
Etiene foi a primeira mulher brasileira a ser campeã mundial de piscina, na prova de 50m costas em 2014, e atualmente nas provas de natação tem sido a melhor brasileira rankeada internacionalmente. A atleta também já disputou 3 olimpíadas, e visa sua quarta em Paris, em 2024.
Homenagem especial para as mulheres
Segundo a FBDA, uma série de ações voltadas para a mulher deve acontecer no evento. “A gente tem preparado alguns mimos para as mulheres que vão participar da prova, mas além disso, queremos estimular a presença de mulheres no esporte, já que predominantemente o número de homens é sempre maior. A gente luta pela equidade dos gêneros, afinal de contas a nossa maior atleta referência nas águas abertas, a campeã olímpica e baiana Ana Marcela Cunha é uma mulher, então temos que usar a força dela como referência” comenta Diego Albuquerque, presidente da Federação.