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Segunda ponte que liga Brasil e Paraguai deve ser concluída até novembro

Presidentes de ambos os países visitaram o empreendimento

Por Da Redação
Ás

Segunda ponte que liga Brasil e Paraguai deve ser concluída até novembro

Foto: TV Brasil

A segunda ponte que liga o Brasil e Paraguai, intitulada Ponte da Integração, deve ser finalizada até novembro deste ano. Nesta quarta-feira (31), os presidente de ambos os países, Jair Bolsonaro e Mário Abdo Benítez, visitaram o empreendimento, em Foz do Iguaçu (PR). Para que o encontro acontecesse, Benítez realizou a travessia na nova ponte, passando para o lado brasileiro.

A obra começou em 2019, em uma parceria entre a Itaipu Binacional, comandada por Brasil e Paraguai, e o governo do estado do Paraná. Todo o investimento, cerca de R$ 463 milhões, está sendo bancado pela empresa de energia, considerando obras da estrutura, desapropriações e a construção de uma perimetral no lado brasileiro, que ligará a ponte à BR-277, em Foz do Iguaçu. A obra está sendo executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR).

No lado paraguaio, a ponte chegará ao município de Presidente Franco. Ela terá 760 metros de comprimento e um vão livre de 470 metros, o maior da América Latina. Serão duas pistas simples com 3,6 metros de largura, acostamento de três metros e calçada de 1,7 metro nas laterais.

Brasil e Paraguai já são ligados pela Ponte da Amizade, entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, inaugurada em 1965. Ela segue como o principal corredor logístico entre Brasil e Paraguai, mas há anos está sobrecarregada. Além da circulação de pessoas, a ponte concentra o trânsito de caminhões. Com a nova ligação, a Ponte da Amizade ficará exclusiva para veículos leves e ônibus de turismo, enquanto a Ponte da Integração receberá o transporte de carga. Ao final da obra, ela será administrada pelo governo do Paraná.

Terceira ponte

Uma terceira ponte também está em construção, ligando os dois países, desta vez entre Carmelo Peralta, no Paraguai, e Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul. Essa obra também tem parte de sua execução financiada pela Itaipu Binacional e é estratégica para facilitar o acesso do Brasil aos mercados do Oceano Pacífico.

Devido à pandemia de covid-19 e ao redirecionamento de verbas, a obra esteve parada por um tempo, mas já está em andamento.

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