Segundo estudos, queda de cortisol pode ser indicador da Covid longa

Estudo envolveu 215 pessoas, incluindo 99 com a Covid longa

[Segundo estudos, queda de cortisol pode ser indicador da Covid longa ]

FOTO: Reprodução/web

Uma nova pesquisa identificou que as quedas impressionantes do hormônio cortisol, que regula o estresse, foram a mais forte característica detectada naqueles que desenvolveram Covid e seus sintomas permaneceram por um longo período. A conclusão que identificou vários fatores potenciais dos sintomas persistentes que afligem milhões de sobreviventes.

Os pesquisadores da Escola de Medicina de Yale, em Nova York, descobriram que níveis de cortisol no sangue daqueles com a chamada Covid longa chegavam aproximadamente à metade dos encontrados em pessoas saudáveis e não infectadas ou indivíduos que se recuperaram totalmente da doença.

Ninguém sabe ainda o que causa a condição que aflige cerca de 10% a 20% das pessoas após a fase aguda da infecção pelo SARS-CoV-2, vírus que causa a Covid-19. O governo dos EUA está gastando mais de US$ 1 bilhão para entender por que ocorre a condição e elaborar estratégias para tratar e prevenir a doença.

Um caminho da pesquisa investiga o sistema endócrino, que produz hormônios como o cortisol, que afetam todas as partes do corpo, incluindo inflamação e metabolismo. O cortisol ajuda a controlar o humor, a motivação e o medo. Níveis baixos podem causar fadiga, fraqueza muscular, distúrbios gastrointestinais e hipotensão, de acordo com a Mayo Clinic.

Baixos níveis de cortisol foram relatados em pessoas com encefalomielite miálgica, ou síndrome da fadiga crônica, e reforçá-lo com tratamento com hidrocortisona proporcionou uma melhora modesta nos sintomas, escreveram os pesquisadores Akiko Iwasaki, David Putrino e seus coautores no estudo, divulgado antes da revisão pelos pares.

O estudo envolveu 215 pessoas, incluindo 99 com a Covid longa. Quarenta faziam parte de um grupo de controle saudável e não infectado, enquanto o restante havia sido infectado, mas totalmente recuperado. Embora o estudo seja pequeno, de natureza exploratória e exija validação, ele ajudará a orientar o desenvolvimento de estratégias para diagnosticar e tratar a Covid longa, disse Iwasaki.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Nova aliança entre PROMPERÚ e SKY Airline promoverá viagens ao Peru para turistas brasileiros! ]

É esperado que mais de 24 mil passageiros do Brasil sejam transportados durante a campanha, que será realizada de abril a junho de 2024

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!