• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Segundo levantamento do IBGE, os brasileiros estão bebendo mais e fumando menos

Segundo levantamento do IBGE, os brasileiros estão bebendo mais e fumando menos

Os dados foram constatados pela PNS e retratam o ano de 2019

Por Da Redação
Às

Segundo levantamento do IBGE, os brasileiros estão bebendo mais e fumando menos

Foto: Reprodução

Segundo um levantamento do IBGE, divulgado hoje (18), a PNS, Pesquisa Nacional de Saúde, constatou que em 2019 os brasileiros estavam consumindo mais bebidas alcoólicas e fumando menos. O levantamento também mostrou que o aumento do consumo foi maior entre as mulheres. Já os homens, segundo a pesquisa, têm o hábito de dirigir após beber. 

De acordo com os dados mais recentes da PNS, em 2019, 26,4% da população adulta costuma consumir bebida alcoólica uma vez ou mais por semana, aumento de 2,5% em relação a 2013, o último ano do levantamento. Já a população de mulheres que bebem álcool cresceu 4,1% em seis anos, enquanto o percentual dos homens ficou praticamente estável. Mesmo assim, os homens continuam bebendo mais do que elas: 37,1% deles consome bebida alcoólica, contra 17% das mulheres.

O Rio Grande do Sul é o estado onde mais se bebe um ou mais vezes por semana (34%), seguido pelo Mato Grosso do Sul com 31, 3%, São Paulo e Santa Catarina, com 31%. O Rio de Janeiro aparece com 26, 3%. O Acre foi o estado com o menor percentual de consumo: 12, 8%.

A pesquisa, também aponta que entre condutores de carros e motos, 17% dirigiram depois de beber. Aqui, a diferença entre homens e mulheres também se destaca: 20,5% entre eles, 7,8% entre elas.

Este ano, com a pandemia do coronavirus e o isolamento social, o consumo de bebidas alcoólicas aumentou cerca de 18%. Segundo uma pesquisa realizada pela Fiocruz, em conjunto com a Universidade Federal de Minas Gerais e a Unicamp, o número de adultos entre 20 e 39 anos consumindo bebidas alcoólicas para 26%. Entre idosos, o crescimento foi de 11%. 

Em 2019, o levantamento do IBGE mostrou que o número de fumantes havia diminuído. A taxa de pessoas que faziam uso de produtos derivados de tabaco, fumado ou não, de uso diário ou ocasional foi de 12,8% neste ano contra 14,9% em 2013. Entre os homens, o percentual caiu de 19,1% para 16,2%. Entre as mulheres, de 11,2% para 9,8%.

Já segundo a pesquisa da Fiocruz, em 2020 o consumo diário de cigarro também aumentou para 23%.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário