Segundo pesquisa, diabetes descontrolado é promissor para superbactéria
Dados foram publicados ontem (14) revista Science Advances

Foto: Reprodução/NIAD/NIH
De acordo com uma pesquisa realizada por cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, pessoas que não conseguem controlar a diabetes estão mais vulneráveis a ter complicações caso desenvolvam uma infecção pela bactéria Staphylococcus aureus que é resistente a antibióticos.
A conclusão do estudo foi publicada ontem (13) na revista Science Advances.
Ainda segundo a pesquisa, os dados apontam que organismos ricos em glicose parecem ser "o ambiente perfeito" para que a Staphylococcus aureus ative suas características mais virulentas.
Segundo os cientistas, a falta de insulina impede o sistema imunológico de responder à infecção. "Isso explica porque uma ferida ou corte em um paciente com diabetes realmente deve ser tratado agressivamente. O sistema imunológico precisa de ajuda para reconhecer e eliminar a infecção antes que ela se instale".
A diabete é causada pelo aumento da taxa de glicose no sangue, e atinge cerca de 9% da população brasileira, ou seja, quase 19 milhões de pessoas. Mas segundo o Ministério da Saúde, metade dos brasileiros não sabem que tem a doença.
Além da amputação de membros, a cegueira também é uma das complicações causadas pela doença.
Hoje (14), é o Dia Mundial do Diabetes. Para lembrar a data, os médicos alertam a população sobre o controle da glicemia e do peso.


