Segundo Ricardo Salles, "não houve desmonte ambiental"

Ministro participou de audiência no STF sobre Fundo Amazônia

[Segundo Ricardo Salles,

FOTO: Agência Brasil

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou nesta sexta-feira (23), que “não houve desmonte ambiental” no do governo de Jair Bolsonaro e culpou governos anteriores pelos problemas no setor. “Nós, do governo federal, em janeiro de 2019, havíamos recebido os órgãos ambientais com 50% de déficit de pessoal, graves problemas orçamentários, desestruturação de planejamento futuro. Portanto, ao contrário do que provavelmente foi dito pelos partidos que ajuizaram esta ação, não houve desmonte ambiental. Nós herdamos o desmonte ambiental que veio de gestões anteriores”, disse.

O ministro, que participou de uma audiência pública do Fundo Amazônia no Supremo Tribunal Federal (STF), se referiu aos partidos PSB, PT, Rede e PSOL, que moveram a Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO), com base em documentos técnicos compilados pelo Observatório do Clima, objetivando a suspensão da paralisação do Fundo Amazônia, que atualmente conta com R$ 2,9 bilhões. Além disso, os  partidos também alegam que tal recurso poderia ser utilizado para projetos de prevenção e combate ao desmatamento.

Já em relação ao congelamento do uso da verba, o ministro disse que, em janeiro deste ano, foi feita a minuta para eventual novo decreto de retomada do Fundo. “As condições de acordo, infelizmente, não foram encontradas. Os doadores não concordaram em haver esse documento de projeto em novo formato, a ponto da Noruega determinar que não houvesse mais desembolso do Fundo. E, na ausência de decreto, não havia arcabouço legal, permanecendo apenas os projetos que já estavam em andamento”, disse.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo tributo deve ter alíquota de 8,8% federal e 17,7% para estados e municípios, estima Fazenda]

Essa será a alíquota padrão, aplicada aos bens e serviços que não são beneficiados com algum tipo de tratamento diferenciado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!