Seguro de automóvel acumula alta de 33,6% em 2022, diz pesquisa

Pandemia e aumento da Tabela Fipe foram os principais motivadores da alta

Por Da Redação
Às

Seguro de automóvel acumula alta de 33,6% em 2022, diz pesquisa

Foto: Agência Brasil

Dados da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNseg) mostram que o seguro de automóvel acumulou alta de 33,6% entre janeiro e novembro do ano passado. O desabastecimento na produção de veículos novos e nas peças de reposição, o impacto da pandemia e o aumento da Tabela Fipe foram os principais motivadores para esse crescimento.  

O diretor da ComparaOnline, Paulo Marchetti, disse à Jovem Pan que, durante a pandemia, as seguradoras tiveram uma redução expressiva de ocorrências, como acidentes, roubo, furtos, e isso fez com que os seguros fossem vendidos mais baratos. “No entanto, a indenização do seguro, ou seja a tabela Fipe, não é um valor estático. Quando a seguradora faz o preço do seguro, se comprometendo a pagar 100% da tabela Fipe, ela tira uma foto do valor da tabela naquele momento”, disse o especialista.

“Com a subida da tabela, a seguradora fica com uma indenização a pagar maior do que havia precificado. Logo, com a volta da circulação, as seguradoras tiveram que indenizar os sinistros por valores muito acima do que tinham precificado no momento da venda do seguro”, completou. 

Os especialistas identificam ainda que o preço cobrado pelas seguradoras varia bastante, a depender da região da cidade e do gênero do proprietário do veículo. No entanto, a expectativa para 2023 é positiva. A ComparaOnline, um marketplace de seguros, prevê que o preço do serviço deva voltar para uma média de 5,7% do valor do carro até o final do ano. Isso deve representar redução de cerca de 10% na cotação do preço. 


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário