Sem controle da pandemia, Brasil vira laboratório para novas variantes da covid-19

Especialistas acendem alerta

[Sem controle da pandemia, Brasil vira laboratório para novas variantes da covid-19]

FOTO: Divulgação

Com o agravamento da pandemia, o aumento de casos e a mudança no perfil dos infectados, o Brasil tem se tornado um laboratório a céu aberto para a circulação de novas variantes da covid-19.

Especialistas ouvidos pela Uol alertam que o possível surgimento de um nova variante em Sorocaba, interior de São Paulo, é provável diante da atual situação da doença no país.

De acordo com o epidemiologista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Amazonas, Bernardino Albuquerque, quanto maior a circulação do vírus no país, maior o chance de surgir novas variantes da doença.

"As variantes surgem principalmente pela pressão de transmissão. Ou seja, quanto mais gente transmitindo, maior a probabilidade surgir um vírus mutante. É um fator determinante para a ocorrência de modificações virais", disse o especialista.

Já o pesquisador da Fiocruz em Pernambuco, Rafael Dhalia, o que dificulta a identificação das novas cepas é a carência de acompanhamento das variantes.

"Essas variantes acontecem no mundo todo, são coevoluções, mas, para a gente saber, tem que sequenciar o vírus. Por aqui não temos nem ideia. Essa variante encontrada em Sorocaba já pode estar no Brasil todo e não sabemos", afirma Dhalia.

Neste ano, a taxa de transmissão da covid-19 no Brasil se mantém acima de 1, o que indica descontrole da doença. No final do ano passado, o índice havia diminuído, de acordo com a universidade Imperial College London, do Reino Unido.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Justiça manda Lula apagar vídeo em que pede voto em Boulos]

A ordem é para que o vídeo no canal de Lula seja excluído em até 24 horas, caso o YouTube não tenha feito isso antes

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!