Sem público, gregos entregam tocha das Olimpíadas para Tóquio 2020
Comitê Olímpico e o Japão mantêm a programação da Olimpíada

Foto: Reprodução/ Isto É
A tocha olímpica já está nas mãos dos japoneses. Nesta quinta-feira (19) ocorreu a cerimônia de passagem do fogo olímpico, a chama que é símbolo dos Jogos e foi entregue pelos gregos ao Comitê Organizador dos Jogos do Tóquio 2020. Por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) a entrega teve de ser realizada com portões fechados, sem a presença do público.
Seguindo o tradicional protocolo da tocha olímpica, a chama foi acesa pelos gregos na cidade de Olímpia na última quinta-feira (12), também em uma cerimônia sem público. O fogo dos Jogos iria circular pela Grécia por uma semana, mas o revezamento no país foi cancelado já na sexta-feira (13), quando centenas de pessoas se aglomeraram em Esparta para acompanhar a largada do revezamento, contrariando as orientações de combate ao coronavírus.
Apesar da pandemia do novo coronavírus, o Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Japão mantêm a programação da Olimpíada, que vai ser realizada entre 24 de julho e 9 de agosto. O COI vem recebendo muitas críticas por não adiar ou cancelar os Jogos, inclusive de atletas, que não podem treinar por causa do isolamento social imposto em muitos países. Ainda assim, o COI acredita que não é momento para "decisões drásticas".