/

Home

/

Notícias

/

Política

/

Senado aprova por unanimidade Decreto de Estado de Calamidade Pública

Notícias
Política

Senado aprova por unanimidade Decreto de Estado de Calamidade Pública

Aprovação aconteceu durante a primeira sessão virtual da história do senado

Por Juliana Dias
Senado aprova por unanimidade Decreto de Estado de Calamidade Pública
Foto: Farol da Bahia

O Senado Federal aprovou por unanimidade o Projeto de Decreto Legislativo que reconhece o estado de calamidade pública no Brasil. Participaram da sessão virtual, que foi transmitida pela TV Senado e pela internet, 75 senadores. Quatro senadores votaram por telefone e outros três não conseguiram contato e o resultado foi declarado.

Esta foi a primeira vez que foi usado o Sistema de Deliberação Remota, que reuniu virtualmente os senadores, que declararam um a um oralmente os votos ao senador Antonio Anastasia (PSD-MG), vice-presidente do Senado, que foi quem liderou a sessão por estar no lugar do presidente Davi Alcolumbre está em isolamento residencial, por ter sido diagnosticado com coronavírus. Anastasia ficou em uma sala dentro do Senado, com uma dezenas de pessoas.

Os senadores foram chamados por ordem de idade, para possibilitar que os mais velhos, que estão mais vulneráveis, fossem liberados antes. Ao votar, diversos senadores mandaram votos de melhoras a Davi e aos outros dois senadores que estão infectados, Nelsinho Trad (PSD-MS) e Prisco Bezerra (PDT-CE).
"Muito obrigado a todos os senadores pelas manifestações de apoio estou em casa doente, mas em recuperação. Queria dizer a todos que a quarentena é fundamental, é como um gripe, é uma coisa que passa, é simples, basta ter fé. Mas não poderia deixar de participar deste momento histórico, meu voto é sim", falou Prisco Bezerra.

O filho do presidente Jair Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro (Sem partido-RJ), avisou que ainda nesta sexta será enviado o "pacote coronavírus" ao Congresso Nacional, com medidas que atendem pedidos de governadores e prefeitos. Anunciou ainda uma reunião do presidente com empresários nesta tarde. "Para que a gente possa sair dessa crise com o menor impacto colateral possível", disse.

Anastasia destacou que a partir da semana que vem o voto será eletrônico e que o sistema estará disponível também para o trabalho das Comissões.
Os efeitos do Decreto de Calamidade Pública, que permite que o governo desobedeça metas fiscais e gaste mais para conter a pandemia, valem até o dia 31 de dezembro de 2020.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102