Senado aprova projeto que permite produção de vacinas da Covid em laboratórios veterinários

Além de aval de Bolsonaro, iniciativa também é apoiada pela Anvisa e pelos ministério da Saúde e Agricultura

[Senado aprova projeto que permite produção de vacinas da Covid em laboratórios veterinários]

FOTO: Reprodução/Ideal Pet Care

O Senado aprovou nesta terça-feira (27), um projeto para autorizar a produção de vacinas contra a Covid-19 em laboratórios veterinários. A articulação envolve as empresas e recebeu aval do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na semana passada. De acordo com as informações publicadas pelo Estado de São Paulo (Estadão).

O projeto é de autoria do senador Wellington Fagundes (PL-MT), relator da comissão de acompanhamento da Covid-19 no Senado, e autoriza que as plantas industriais destinadas à fabricação de produtos de uso veterinário sejam utilizadas para a produção de vacinas contra a Covid-19 no Brasil.

De acordo com a proposta, que além do apoio do presidente, também conta com a aprovação dos técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e dos ministérios da Saúde e Agricultura, a Anvisa terá sete dias para avaliar os pedidos dos laboratórios do agronegócio após o atestado dos requisitos técnicos para a produção.

O texto aprovado pelos senadores deixa claro que a produção de vacina humana nesses locais depende do controle e da fiscalização da autoridade sanitária federal. Em alguns casos, os técnicos podem exigir adaptações na fábrica para a produção do imunizante humano.

Com a estrutura pronta para a produção de imunizantes contra a febre aftosa, por exemplo, os laboratórios argumentam que é possível desenvolver as doses contra o coronavírus para uso humano. Além disso, as empresas também garantem que é possível produzir o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), que atualmente é o principal gargalo na demanda mundial.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!