Senado dos EUA aprova constitucionalidade de impeachment contra Trump
A decisão foi tomada por 56 votos a favor e 44 votos contra

Foto: Getty Images
O Senado dos Estados Unidos garantiu na última terça-feira (9) a constitucionalidade do processo de impeachment contra o ex-presidente Donald Trump. A decisão foi tomada por 56 votos a favor e 44 votos contra, o que sinaliza que o processo não deve ser aprovado quando for analisado pela Casa, já que são necessários 67 votos para que o pedido protocolado por congressistas democratas seja aprovado.
O republicano é acusado de estimular as pessoas a invadirem o Capitólio do país norte-americano em 6 de janeiro, durante cerimônia que reconheceria a vitória do democrata Joe Biden. Em defesa, os advogados de Trump argumentaram que o Senado não tem legitimidade para realizar um julgamento sobre a acusação de que ele incitou uma insurreição enquanto estava no cargo.
O julgamento será retomado nesta quarta-feira, às 12h (14h em Brasília), quando começarão os argumentos dos procuradores e a defesa de Trump. Caso sofra o impeachment, o ex-presidente pode perder os direitos políticos e não terá oportunidade de concorrer ao cargo novamente nas próximas eleições.