Senador Humberto Costa aciona TCU e MPF para investigar 3º pacote de joias para Bolsonaro

"O mesmo presidente que está praticando isso tem indícios fortíssimos de peculato", afirmou o político

[Senador Humberto Costa aciona TCU e MPF para investigar 3º pacote de joias para Bolsonaro]

FOTO: Tânia Rêgo/Agência Brasil | Waldemir Barreto/Agência Senado

O senador Humberto Costa (PT-PE) disse nesta terça-feira (28) em entrevista ao UOL que acionará o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Ministério Público Federal (MPF) para investigar o caso das joias da Arábia Saudita divulgado pelo Jornal Estadão, que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

O ex-presidente recebeu um terceiro conjunto de joias sauditas durante seu mandato, segundo o jornal. O estojo, que inclui um relógio cravejado de diamantes da Rolex, é avaliado em R$ 500 mil. 

"Houve, pelo menos o que sabemos, três doações de bens de altíssimo valor à primeira-dama e apropriados pelo presidente da República. Dois desses já estavam em seu acervo; o outro, mais valioso, ele tentou por diversas formas ter a posse desses bens", relatou o senador.

"O que temos que julgar são os fatos e também os antecedentes. O mesmo presidente que está praticando isso tem indícios fortíssimos de peculato. É um presidente que praticou rachadinha, seus filhos praticaram rachadinha e utilizou a Polícia Federal para impedir o avanço das investigações", acrescentou.

O caso

De acordo com o Estadão, Bolsonaro recebeu pessoalmente o conjunto de joias quando esteve em viagem oficial a Doha, no Qatar, e em Riad, na Arábia Saudita, entre os dias 28 e 30 de outubro de 2019. 

No Brasil, ainda segundo a apuração do Estadão, o ex-presidente deu ordens para que os itens fossem levados a seu acervo privado, o que foi feito em 8 de novembro de 2019 pelo Gabinete Adjunto de Documentação Histórica da Presidência. 

Em 2022, Bolsonaro deu novas ordens para ter o conjunto, fisicamente, em suas mãos. Em 6 de junho, o sistema da Presidência registra que os itens foram "encaminhados ao gabinete do presidente Jair Bolsonaro". Dois dias depois, as joias estavam "sob a guarda do Presidente da República". 

O conjunto com itens de luxo está avaliado em pelo menos R$ 500 mil. A caixa de joias é acompanhada do símbolo verde do brasão de armas da Arábia Saudita.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Afoxé Olorum Baba Mi comemora 45 anos com apresentações musicais e Caruru Cultural neste domingo (28)]

Celebração acontece na sede do Afoxé Filhos de Korin Efan, no Santo Antônio Além do Carmo

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!