Senador pede prisão preventiva de Andrei Rodrigues após afastamento da PF
Carlos Viana afirmou que medida é necessária para investigar o caso no STF

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
O senador Carlos Viana (PSD-MG) informou nesta terça-feira (8) que protocolou um pedido de prisão preventiva e de apuração criminal contra o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, afastado do cargo.
O pedido foi apresentado horas após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, determinar o afastamento de Andrei sob a alegação de que a Polícia Federal teria o monitorado por mais de um mês.
Em publicação nas redes sociais, Carlos Viana afirmou que é necessário investigar quem autorizou, executou e teve acesso aos relatórios produzidos pela área de inteligência da corporação.
“O diretor-geral da Polícia Federal já foi afastado preventivamente após a revelação do monitoramento de André Mendonça. Protocolei uma representação para apuração criminal imediata e prisão preventiva. Quero saber quem deu a ordem, quem executou, quem recebeu os relatórios e para que foram utilizados”, afirmou.
O senador também defendeu a responsabilização dos envolvidos caso seja comprovado o uso irregular da estrutura de inteligência da PF.
“Se a estrutura de inteligência da Polícia Federal foi usada ilegalmente, o afastamento não encerra o caso. É preciso chegar aos responsáveis. Ninguém está acima da lei, nem quem tem o poder de investigar”, disse.



