/

Home

/

Notícias

/

Política

/

Senadores apresentam novo pacote anticorrupção

Notícias
Política

Senadores apresentam novo pacote anticorrupção

Faltando três meses para fim de ano legislativo, proposta buscará espaço entre pautas econômicas

Por Juliana Dias
Senadores apresentam novo pacote anticorrupção
Foto: Reprodução

Mais um pacote anticorrupção foi apresentado no Congresso Nacional. Desta vez, um grupo de senadores protocolou nesta sexta-feira (18) nove projetos de Lei que tratam de crimes efetuados por agentes públicos e privados e ainda partidos políticos. “As Novas Medidas contra a Corrupção” reúnem projetos que tratam dos crimes de corrupção privada, improbidade administrativa e lavagem de dinheiro. Um dos senadores que assina este novo pacote é Álvaro Dias (Podemos-PR), que destacou que foram consolidadas sugestões de cerca de trezentas instituições. "São ações contra corrupção na iniciativa privada, na atividade pública, nas grandes obras, nos partidos políticos", explicou.

O senador cobra ainda a aprovação de outras duas propostas que já estão em tramitação no parlamento: o fim do foro por prerrogativa de função, conhecido como foro privilegiado (PEC 10/2013), e a possibilidade de prisão após decisão da segunda instância judicial (PEC 199/2019). "O fim do foro privilegiado está na Câmara dos Deputados há 1200 dias e basta uma única sessão, com dois turnos de votação, para acabar com esse privilégio de mais de 50 mil autoridades brasileiras", falou.

As medidas terão que encontrar espaço nos últimos três meses de trabalho deste ano do Legislativo, que acumula votações quanto a medidas para conter a pandemia da Covid-19 no Brasil e quanto a pautas econômicas consideradas prioritárias pelo governo, como a reforma Tributária - que está em discussão em uma Comissão Mista -, a reforma administrativa (PEC 32/2020) recém-apresentada, e o Pacto Federativo (PEC 188/19). Também há que se considerar as movimentações causadas pelas eleições municipais, quando normalmente deputados e senadores atuam para eleger candidatos em suas bases e acabam se afastando das votações.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102