Série A do Campeonato Brasileiro 2021 tem clubes de 11 estados, maior marca desde 1993
Em comparação com a última temporada, a atual edição terá dois estados e três cidades a mais na busca pelo título

Foto: Infoesporte/ge.globo
A Série A do Campeonato Brasileiro que começa neste sábado (29) terá clubes de 11 estados, maior quantidade desde 1993, quando 32 equipes disputaram o torneio por 12 unidades da federação.
Em comparação com a última temporada, a atual edição terá dois estados e três cidades a mais na busca pelo título. Desde que foi reduzida a 20 clubes, em 2006, a Série A registra uma média de 11,4 cidades e 8,93 estados participantes por ano.
A maior diversidade desta temporada ocupa o espaço deixado pela presença simultânea de clubes tradicionais das regiões Sul e Sudeste na Série B.
Este é o terceiro ano desde 1990 que o Sudeste não terá ao menos metade das equipes da Série A. As outras edições foram em 2003 e 2014, quando Botafogo e Palmeiras, no primeiro ano, e Vasco, no segundo, também estiveram na Série B.
Os destaques individuais da marca histórica deste ano ficam por conta dos acessos de Cuiabá, Chapecoense e Juventude. A Chape marca o retorno de Santa Catarina, que havia ficado fora da Série A no ano passado pela primeira vez desde 2001. O Juventude, de Caxias do Sul (RS), volta ao torneio após 14 anos.