Série de brasileiros sobre cultura pelo mundo entra na Amazon

What If Collab narra a jornada de Diana e Leo visitando lugares que nunca haviam ido para criar collabs com artistas locais

Por Erick Tedesco
Ás

Série de brasileiros sobre cultura pelo mundo entra na Amazon

Foto: Reprodução

Léo Longo, natural de Piracicaba, interior paulista, e Diana Boccara, de São Paulo, são os filmmakers responsáveis pela série What If Collab, que estreou ano passado no canal de Youtube do casal (Couple of Things) e, neste começo de 2021, entrou para o catálogo da Amazon Prime Video. What If Collab, em oito episódios, narra a jornada de Diana e Leo visitando lugares que nunca haviam ido para criar collabs com artistas locais.

Os oito destinos escolhidos foram Joanesburgo, Tel Aviv, Copenhagen, Singapura, Hobart na ilha da Tasmânia, Toronto, Santo Domingo e Manaus. Em todos episódios é possível acompanhar o processo de criação e filmagem das collabs e também intensas e inspiradoras reflexões sobre tolerância, empatia e felicidade.

“Fizemos o projeto nos últimos três meses em que o mundo estava aberto, um mês antes do lockdown na Europa, em janeiro de 2020. Primeiro, tivemos sorte, porque ninguém sabia que isso aconteceria. Nossa logística, então, foi tranquila, apesar do cronograma apertado”, conta o Longo.

Foram três meses viajando, mas eles tinham apenas sete dias em cada local. “Pouco tempo para chegar, se acomodar, conhecer a cidade, gravadas as imagens da cidade, pesquisar os artistas, convidá-los, estabelecer relação de confiança, além de criar e filmar juntos”, ele conta.

A escolha das cidades teve um propósito, explica Diana. “Decidimos filmar cidades em todos os continentes, para que fosse uma volta ao mundo, e cidades diferentes entre si: com qualidade de vida muito alta, como Toronto, e outras em desenvolvimento, como a República Dominicana”.

A ideia era testar, em casa cidade, uma tese, que Longo explica. “Nossa tese era usar a arte como instrumento de conexão entre as pessoas. Provar se, numa collab artística, seriam estabelecidos laços de confiança tão legais ao ponto de tornar todo mundo mais feliz ainda”.

Por mais que carreguem um histórico e vivência cultural das cidades natais, Longo explica que buscam sempre chegar a um país sem qualquer tipo de referência, “para vivenciar o que ela tem de mais autóctone e original”.

No entendimento de Diana, a série chega em 2021 com "leveza e mensagens inspiradoras depois de um 2020 difícil. É algo que o mundo precisa”. E Longo complementa. “Ensina a combater as indiferenças e preconceitos, o What If Collab fala muito disso”.

A série completa está disponível na Amazon Prime Video (https://www.primevideo.com/detail/What-If-Collab/0G9J4RN9KQWAONEPMSEC7Y7ADW).

Sobre os autores

Diana Boccara e Leo Longo são filmmakers e juntos formam o duo-coletivo Couple of Things. Com séries filmadas em mais de 30 países, suas histórias já foram compartilhadas nos palcos do TEDx e do principal evento de inovação e criatividade do mundo, o SXSW nos Estados Unidos.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário