Serra da Capivara é reconhecida como um dos roteiros turísticos mais importantes do mundo
O parque é o único bioma exclusivamente brasileiro e abrange os fósseis dos primeiros homens a habitar as Américas

Foto: Reprodução/ICMBio
O Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, conhecido por abrigar um dos mais ricos patrimônios arqueológicos do mundo, se tornou a única brasileira a constar em uma seleta lista feita pelo The New York Times de destinos turísticos em 2022. “Arte e arqueologia num parque remoto do Brasil, onde os visitantes podem ajudar a preservar”, descreve o jornal.
O texto destaca a relevância arqueológica da Serra da Capivara. “O que distingue este parque nacional de inúmeras outras paisagens brasileiras de tirar o fôlego são os restos arqueológicos e artísticos de humanos antigos, que muitos pesquisadores acreditam ter chegado há mais de 20 mil anos”, diz o jornalista Seth Kugel.
O parque possui os fósseis dos primeiros homens a habitar as Américas, além disso, é composto também de paisagens e belezas cênicas da Caatinga e é o único bioma exclusivamente brasileiro.
Outros destinos
O parque divide a lista com outros representantes de peso, como o Parque Nacional de Saguaro (Arizona), nos Estados Unidos; a Reserva da Biosfera de Dana, na Jordânia; a Floresta Nacional de El Yunque, em Porto Rico; o Parque Nacional de Chimanimani, em Moçambique; o Parque de Iberá, na Argentina; o Parque Nacional de Cerro Castillo, no Chile; o Parque Nacional de Elijio Panti, em Belize, além de destinos urbanos, como Kyoto, no Japão; o Queens, em Nova York e Humboldt, no Kansas.


