[Serviço] Como cuidar da bateria do seu carro?

Item fundamental deve merecer atenção e tem vida útil de até três anos

[[Serviço] Como cuidar da bateria do seu carro?]

FOTO: MechanicAdvice.iPhotos

A bateria é um item importantíssimo do carro e a maioria dos motoristas esquece a finalidade dela. Só vai lembrar mesmo quando coloca a chave no contato e...nada.

A bateria mesmo nos carros mais modernos tem a mesma função há anos. Ela armazena energia utilizada durante a partida do carro e é recarregada com o alternador, conectado ao motor por meio de uma correia. Com durabilidade de aproximadamente 3 anos, pode chegar a 5 anos se bem cuidada. Para elevar sua durabilidade confira estas dicas e fique atento a este importante item. 

Não esqueça as luzes acesas ou rádio/multimídia ligados enquanto o carro estiver desligado. Quando isso ocorre a bateria não é recarregada pelo alternador e em questão de horas pode se exaurir totalmente. O consumo de energia é mínimo mas existe e pode comprometer a partida no dia seguinte caso algo seja esquecido. 

Verifique se os cabos estão bem conectados. Faça uma inspeção visual na bateria que geralmente fica junto ao motor. Se notar a ocorrência de zinabre (uma reação química que forma uma espécie de areia esverdeada nos polos da bateria, o que prejudica os contatos), é sinal que precisa de verificação. Se um dos polos estiver solto o carro pode nem ligar. Se estiver solto, uma chave inglesa pode ajudar a prendê-la. Ah! Bateria não dá choque. 

Mesmo que o carro fique parado boa parte do tempo, vale a pena liga-lo pelo menos 2 vezes por semana por cerca de 10 minutos, evitando que a bateria descarregue. Caso o veículo fique parado por um longo período o melhor a fazer é desconectar os cabos.

Em resumo:

- Não deixe luzes ligadas no carro

- Nao use o som ou multimídia com o carro desligado por um longo período 

- Fique atento a uma luz vermelha ou amarela no painel com desenho semelhante ao de uma caixa: é sinal que a bateria está descarregando ou que o sistema do carro não está conseguindo carregá-la 

- verifique se os cabos elétricos estão bem presos à bateria. Fique tranquilo, bateria não dá choque 

- em caso de problemas, leve o carro a um Auto elétrico ou oficina. Se quiser comprar por conta própria a bateria, descubra a amperagem que irá precisar no manual (cada carro tem a sua específica) e peça ajuda pata fazer a substituição conectando a polaridade correta: positivo e negativo  


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!