Serviço de hemodiálise é ampliado no sul do estado

Hospital São Lucas vai ser instalado em Itabuna

[Serviço de hemodiálise é ampliado no sul do estado]

FOTO: Divulgação

O sul do estado passará a contar com mais uma unidade de hemodiálise. A autorização para celebração de convênio para implantação do serviço, que funcionará no Hospital São Lucas, em Itabuna, foi assinada nesta sexta-feira (28) pelo governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado pela secretaria da Saúde do Estado, Roberta Santana, durante a inauguração da primeira etapa da requalificação do hospital.

O Centro de Hemodiálise do Hospital São Lucas contará com 53 poltronas para realização do procedimento. A abertura do novo serviço está em consonância com o Programa de Cofinanciamento Estadual na Atenção Especializada às Pessoas com Doença Renal Crônica. Lançada em março pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a iniciativa já beneficiou 263 pacientes renais crônicos. 

Com o programa, o Governo do Estado está fazendo um incremento de 25% no valor repassado às clínicas de hemodiálise. O valor por sessão de hemodiálise repassado pelo SUS às clínicas é de R$218,47. Com o incremento do Estado, o valor passa a ser de R$273,08. Há também um incentivo financeiro, com incremento de 25% no valor, para a confecção de fístula arterio-venosa para hemodiálise, que é a ligação entre uma veia e uma artéria, feita para criar um acesso por onde será realizada a hemodiálise.

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, aponta que o programa tem impacto direto na regulação. “Sem acesso regular a uma clínica de diálise, o paciente precisaria ficar internado em um hospital, ocupando um leito que poderia ser ofertado a Central Estadual de Regulação”, afirma a Secretária.

Atualmente, Itabuna só dispõe de um serviço de hemodiálise, que oferta 271 vagas, estando todas preenchidas.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!