Serviços gratuitos de segurança, saúde e apoio aos catadores serão ofertados durante o Carnaval de Salvador; confira os detalhes
Os serviços estão disponíveis nos principais circuitos da folia.

Foto: Jefferson Peixoto/ Ascom PMS
O Carnaval de Salvador de 2026 vai contar com diversos serviços gratuitos voltados para os foliões e trabalhadores.
Nos circuitos Dodô Dodô (Barra/Ondina), Osmar, Batatinha (Centro Histórico) e Mestre Bimba (Nordeste de Amaralina), as pessoas terão acesso a serviços da área da saúde, segurança e até central de apoio para catadores.
Saúde
A Secretaria Municipal da Saúde divulgou, por meio de nota, que foi organizada uma rede de assistência com 156 leitos e 3.217 profissionais, com estruturas posicionadas em lugares estratégicos no circuito.
As estruturas foram colocadas no Farol da Barra; Shopping Barra; Morro do Gato; Sabino Silva; Milton Santos; Campo Grande; Piedade; Politeama; Montanha; Pelourinho; e USF Prof. Sabino Silva. Módulos também foram instalados nos bairros de Periperi e Cajazeiras.
Teste rápido para HIV, sífilis e hepatites B e C também serão oferecidos por meio do serviço “Fique Sabendo”, que vai contar com um ponto no Circuito Osmar, na Praça da Piedade , de 12 a 17 de fevereiro, das 9h às 21h, e no Circuito Dodô, na Rua Dias D’Ávila, próximo ao Farol da Barra, no mesmos dias, das 10h às 22h.
Além disso, serão disponibilizados também assistência na área da saúde mental, o “odontomóvel” e o programa de acolhimento dos filhos dos ambulantes, o “Salvador Acolhe”.
Segurança
A Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM) vai realizar o patrulhamento e presença ostensiva durante os dias da folia, bem como vai oferecer serviços voltados para o público feminino, para crianças e pessoas com deficiência.
As vítimas de violência contra mulher poderão solicitar ajuda da GCM, Polícia Civil e a Polícia Militar por meio do Botão Lilás, que funciona através do número de Whats App (71) 98791-3420.
Cordeiras, catadoras de materiais recicláveis e ambulantes também terão acesso ao projeto “Cuidar de Quem Cuida”, que vai oferecer os serviços de apoio físico e emocional, massagem, escuta terapêutica e rodas de conversas na sede da da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), em Ondina, e no Palácio da Aclamação, no Campo Grande.
No caso das crianças e das pessoas com deficiência, a GCM vai realizar a identificação delas por meio de pulseiras com o objetivo de prevenir os desaparecimentos. Os itens serão distribuídos na Estação da Lapa, Vale do Canela e no Centro Histórico.
Centrais de Apoio para Catadores
O Carnaval de Salvador também vai contar com 12 Centrais de Apoio aos Catadores, presentes na Ondina, Barra, Campo Grande, Cajazeiras e Amaralina.
Durante a ação “Meu Corre Decente”, realizada pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), os catadores terão acesso a fardamento; equipamentos de proteção individual; alimentação gratuita; e espaços organizados para comercialização dos materiais recicláveis.
Esquemas especiais para transporte
Nos dias da folia momesca, os baianos e turistas também poderão contar com linhas gratuitas e esquema especial de 24h no sistema metroviário e em algumas estações de ônibus.


