Servidores da Funai prometem paralisação nesta quinta-feira (23)

Eles pedem a saída de Marcelo Xavier da presidência do órgão

[Servidores da Funai prometem paralisação nesta quinta-feira (23)]

FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai) realizarão atos e se articulam para paralisar as atividades nesta quinta-feira (23). Eles exigem a saída de Marcelo Xavier da presidência do órgão, bem como investigações em relação à morte de Dom Phillips e Bruno Araujo.

Durante o andamento das investigações sobre o desaparecimento do fotógrafo e do indigenista, Xavier disse que "pessoas sabem dos riscos e insistem em ir até lá" e afirmou que a dupla não tinha autorização do órgão para entrar na terra indígena. Servidores cobram uma retratação pública do presidente da Funai há mais de uma semana.

Bruno Araujo, que estava afastado da Funai desde 2019, em entrevista, deixou claro o seu descontentamento em relação ao órgão durante a gestão de Bolsonaro 44 dias antes de desaparecer. "O presidente [Jair Bolsonaro] não demarcou um centímetro como ele prometeu. O presidente da Funai, o [Marcelo] Xavier, está lá para isso. É a administração do caos. Não sei não [suspiro]. Difícil, cansativo, perigoso. Vamos simbora", afirmou.

 


Comentários