Setor de energias renováveis emprega 12,7 milhões globalmente, diz relatório

Em 2021, setor de energia solar gerou 4,3 milhões de empregos

Por Da Redação
Às

Setor de energias renováveis emprega 12,7 milhões globalmente, diz relatório

Foto: ADB/Patarapol Tularak

O mais recente relatório da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena), em colaboração com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), aponta que o setor de energias renováveis empregou 12,7 milhões de profissionais no ano passado. Segundo o levantamento, o número representa um aumento de 700 mil novos postos de trabalho em um ano. 

A energia solar foi identificada como o ramo de crescimento mais rápido. Em 2021, ela gerou 4,3 milhões de empregos, mais de um terço da mão de obra global atual em energias renováveis. O estudo mostra que preocupações como mudança climática e recuperação de empregos têm levado um número crescente de países a criar vagas no setor de energias renováveis. Quase dois terços desses empregos se encontram na Ásia. Somente a China representa 42% do total global, seguida pela União Europeia e o Brasil, com 10% cada, e os Estados Unidos e a Índia com 7% cada. 

O diretor-geral da OIT, Guy Ryder, afirmou que existe um foco crescente na qualidade dos empregos e nas condições laborais no setor de energias renováveis, para garantir a empregabilidade “decente e produtiva”. Além disso, ele avalia que uma quantidade crescente de vagas preenchidas por mulheres indica que com políticas e treinamento é possível melhorar significativamente a participação das mulheres em cargos no setor de energias renováveis.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário