Setor de serviços tem sexta alta seguida e avança 2,6% em novembro

Grupo acumula crescimento de 19,2%

[Setor de serviços tem sexta alta seguida e avança 2,6% em novembro ]

FOTO: Reprodução/ Agência Brasil

O setor de serviços avançou 2,6% em novembro e registrou alta pelo sexto mês seguido. É o que consta na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quarta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Com esse resultado, o grupo passa a acumular 19,2% nos ganhos, mas o resultado ainda é insuficiente para compensar perdas entre os meses de fevereiro e maio, período de impactos em decorrência da pandemia do novo coronavírus. 

Ao ser comparado com novembro de 2019, o total de volume de serviços teve uma queda de 4,8%, o que marca a nona taxa negativa seguida do índice. Já no acumulado do ano, a queda é de 8,3% em relação ao mesmo período de 2019.

Em 12 meses, a baixa de 7,4% mantém, segundo o IBGE, "a trajetória descendente iniciada em janeiro", de 1,0%. "Este é o resultado negativo mais intenso desde o início da série, iniciada em dezembro de 2012 para esse indicador", afirma o instituto.

“Atividades como restaurantes, hotéis, serviços prestados à família de uma maneira geral e transporte de passageiros — seja o aéreo, o rodoviário e ou o metroviário — até mostraram melhoras, mas a necessidade de isolamento social ainda não permitiu o setor voltar ao patamar pré-pandemia”, explica o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.  


Comentários