Setor de turismo pede ao governo prazo extra para reembolsos

Setor sofre com as consequências da pandemia

Por Da Redação
Ás

Setor de turismo pede ao governo prazo extra para reembolsos

Foto: Agência Brasil

Devido aos transtornos causados pela pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, um grupo formado pelas 20 maiores associações de hotelaria e lazer se juntaram para enviar ao Ministério do Turismo um ofício solicitando que o prazo para reembolso de diárias ou serviços cancelados em função da quarentena seja prorrogado até que a situação sanitária melhore. A medida espera um prazo extra de seis meses a um ano para pagar os consumidores.  

O governo federal já editou uma medida provisória de outubro para prorrogar até regras especiais de reembolso de voos cancelados devido à pandemia. Agora, o setor de hotelaria e lazer pede o mesmo tipo de benefício. Os empresários argumentam que a situação de 2021 segue igual ao ano passado, com cidades em lockdown, praias fechadas e crise econômica, ainda que o decreto de calamidade pública tenha expirado na virada do ano. 

Argumentos 

O presidente do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), Orlando de Souza, disse que as viagens a lazer melhoraram nos últimos meses, mas já existe uma nova leva de cancelamentos de reservas por causa do avanço da pandemia. Já o argumento usado pelo presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, é de que o setor é intensivo em mão-de-obra e corre o risco de demissões em massa. Isso porque deixou de valer uma regra especial para redução de jornada e salários, e as empresas devem fazer novamente o desembolso integral, mas ainda não recuperaram a receita.  

Resposta

Outro fator que dificulta o setor é a demora para o início da vacinação contra a Covid-19. Em resposta aos empresários, o Ministério do Turismo solicitou nesta sexta-feira (8), mais informações sobre o impacto econômico. A partir daí, a pasta irá analisar o assunto com os demais ministérios para decidir se adotará as medidas de apoio.   
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário