/

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Setor do comércio recua na participação no PIB

Notícias
Brasil

Setor do comércio recua na participação no PIB

Dados são de estudo da CNC

Por Da Redação
Setor do comércio recua na participação no PIB
Foto: Reprodução

O setor do comércio registrou queda na participação do Produto Interno Bruto (PIB). O comércio saiu de 16,3% para 13,7%, segundo um estudo da Divisão Econômica da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Entre 1981 e 1989, o setor de serviços (31,6%) cresce a uma taxa três vezes superior à do comércio (10,5%). “Seja no crescimento desses setores ou no apoio às empresas nos momentos de dificuldade e crise, como tem ocorrido em 2020, não há como dissociar a história da confederação do desenvolvimento econômico do Brasil”, disse o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

O Estudo aponta que os altos e baixos da economia e a ampliação da presença do setor de serviços na rotina das pessoas e o desenvolvimento da tecnologia, das comunicações e do turismo, consolidaram o aumento da fatia dos serviços no PIB e a retração do comércio, que, mesmo assim, “mantém fundamental importância na geração de renda e emprego no Brasil”.

Já a queda do setor neste ano é por causa das medidas restritivas do novo coronavírus. O que ainda de acordo com o levantamento, comprometeram  o desenvolvimento da década, resultando no pior momento econômico da história do Brasil. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102