Setor privado é responsável por 43% de diagnósticos de Covid-19 do país
Desse total, são 4,5 milhões de RT-PCR

Foto: Agência Brasil
O setor privado foi responsável por 43,1% de diagnóstico de Covid-19 em todo o país. Foram realizados 10,2 milhões de testes segundo dados recentemente levantados pela Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed). Desse total, são 4,5 milhões de RT-PCR, padrão ouro para detecção da infecção pelo novo coronavírus, e 5,7 milhões de testes sorológicos.
"Mesmo diante da escassez global de insumos, a rede privada conseguiu dar início à testagem de forma ágil, permitindo a detecção do vírus o mais rápido possível e auxiliando a indicação do tratamento clínico mais adequado. Além disso, foi essencial para gerenciamento dos casos e a tomada de decisão sobre medidas de isolamento necessárias para evitar a disseminação acelerada do patógeno” , diz o presidente do Conselho de Administração da entidade., Wilson Shcolnik.
O levantamento ainda mostrou que, em abril de 2020, houve redução de 62% no número de autorizações emitidas pelos planos de saúde para realização de exames e terapias. A queda persistiu por meses até que, em novembro, as autorizações entraram novamente em uma margem positiva e voltaram a subir. Dessa forma, estima-se uma redução de 15,3% no total de exames complementares previstos na saúde suplementar, o que representa um total de 147 milhões em 2020.