Setores da economia já retomam nível de produção de antes da pandemia, aponta estudo da CNI
Apesar do bom desempenho, Confederação alerta que faturamento segue negativo

Foto: Reprodução/Agência Brasil
De acordo com dados da CNI (Confederação Nacional da Indústria), a atividade industrial de setembro foi excepcionalmente forte, com destaque para os setores automotivo e cervejeiro, que retomaram o nível de produção de antes da pandemia da Covid-19. O faturamento aumentou 5,2% no mês e, após cinco altas consecutivas, é o maior desde outubro de 2015. A Ambev, maior fabricante nacional de cerveja, informou em seu balanço que as vendas do produto no Brasil aumentaram 25,4% em volume no terceiro trimestre de 2020.
“No Brasil, em cervejas, nós tivemos uma performance consideravelmente melhor que a indústria, impulsionados pela implementação bem-sucedida da nossa estratégia comercial, adaptabilidade do nosso calendário de preços e efeito líquido positivo dos subsídios governamentais no suporte à renda disponível dos consumidores, o que mais do que compensou o impacto do fechamento do on-trade que ainda está em processo de reabertura”, aponta a companhia.
Apesar da grande variação positiva no mês de setembro, a CNI informa que o faturamento ainda é negativo em 1,9%, quando se compara o acumulado do ano (janeiro a setembro), em relação ao mesmo período de 2019. “Foi uma recuperação mais forte que o esperado, mas não significa que o Brasil vai voltar a crescer mais de 2% ao ano, como precisa crescer, para o padrão de vida do brasileiro se igualar ao dos países desenvolvidos”, alerta o gerente-executivo de Economia da CNI, Renato da Fonseca.
Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos), destacou que, em outubro, foram emplacados 215 mil veículos (caminhões e ônibus), volume 3,54% a mais que em setembro, o maior do ano e o quarto mês consecutivo de crescimento. Para os lançamentos, já há filas de espera de mais de 60 dias. “Notamos que os clientes estão mais confiantes, tomando a decisão de compra, facilitada pela oferta de crédito”.