Shopping celebra mês da consciência negra com programas especiais
A iniciativa gratuita traz o tema “AFROBAHIA por elas"

Foto: Divulgação
A terceira edição do Afrobahia celebra o mês da consciência negra no Shopping da Bahia, entre os dias 11 e 23 de novembro. A iniciativa gratuita traz o tema “AFROBAHIA por elas”, com uma programação diversificada que inclui exposições, bate-papos, palestras, debates, encontros de empreendedorismo além de apresentações artísticas e culturais nesse período.
O evento conta com duas mostras fotográficas, a exposição “Cara Preta” que fica em cartaz na Alameda Calazans Neto, no 2º piso. Os cliques são da fotógrafa Magali Moraes e a make das modelos leva a assinatura de Maili Santos, duas profissionais negras reconhecidas que defendem e promovem a valorização da beleza negra.
Já na nova Alameda Luiz Gama, no 3º piso, outra exposição lança um olhar sobre a história e personagens que ajudaram a construir e fortalecer a comunidade negra do estado. O tema abordado é “Afropersonalidades: O protagonismo negro na história do Brasil”.
Além disso, o local terá palestras e debates. Será o Espaço AFROBAHIA, onde acontecem palestras, bate-papos, workshops e encontros voltados para celebrar e dar visibilidade ao protagonismo negro.
O espaço contará com a participação de mulheres afroempreendedoras, convidadas pela Vale do Dendê, e da empresária e estilista baiana Najara Black, que revolucionou o conceito de moda afro e é uma das parceiras do projeto esse ano. O objetivo é criar redes de relacionamento, abrindo oportunidades para essas mulheres de negócios divulgarem e venderem os produtos de suas marcas no ambiente.
E para finalizar, acontece também a formatura da turma 2019 do Projeto Ori de Jovens Empreendedores (POJE), para promover a mobilidade social de jovens e de suas comunidades por meio do desenvolvimento de uma consciência empreendedora e atitude propositiva.
No projeto, 50 jovens dos bairros de Saramandaia, Pernambués, Nordeste de Amaralina e Santa Cruz puderam aprender conhecimentos teóricos, analíticos e práticos nas áreas de história e cultura do negro no Brasil, políticas públicas, economia criativa e afroempreendedorismo através de encontros no formato de curso e, no dia 23 de novembro, acontece uma grande celebração para marcar a conclusão desses módulos no Espaço AFROBAHIA.
O AFROBAHIA tem o apoio da Amávia, Representa e Unique Comunicação.