Sidney Poitier, primeiro negro a levar o Oscar, morre aos 94 anos
Poitier ganhou a estatueta pela atuação em “Uma Voz nas Sombras”, de 1963

Foto: Reprodução/ Getty images
Morreu aos 94 anos de idade, Sidney Poitier, 1º negro a levar o Oscar de Melhor Ator. A informação foi confirmada pelo ministro das Relações Exteriores das Bahamas, Fred Mitchell, nesta sexta-feira (7), que não divulgou a causa e o local da morte.
Em 1963, Poiter levou o prêmio por seu trabalho em “Uma Voz nas Sombras”. No filme, ele interpretou um itinerante que auxilia um grupo de freiras brancas a construir uma capela. Entre os seus trabalhos de sucesso, estão “Ao Mestre, com Carinho” (1967), “Adivinhe Quem vem para Jantar” (1967) e “No Calor da Noite” (1967). Poiter também trabalhou como diretor de cinema, atuando na direção de “Loucos de Dar Nó” (1980).
Em 2002, ele foi homenageado pela Academia de Cinema por sua contribuição ao cinema, ao representar os astros da Era de Ouro de Hollywood. Ele recebeu o Oscar pelo Conjunto da Obra. Sua última aparição na premiação ocorreu em 2014, quando ele apresentou o prêmio de Melhor Diretor.
Poitier era casado com Joanna Shimkus, com quem teve 6 filhos ao longo de 45 anos de união. Ele é pai da atriz norte-americana Sydney Tamiia Poitier.