• Home/
  • Notícias/
  • Salvador/
  • 'Silvio Almeida contribuiu para atualidade e ancestralidade da Bahia', diz Hilton Coelho

'Silvio Almeida contribuiu para atualidade e ancestralidade da Bahia', diz Hilton Coelho

Deputado estadual foi responsável por propor título de cidadão baiano ao ministro de Lula

Por Ane Catarine Lima, Emilly Lima
Ás

'Silvio Almeida contribuiu para atualidade e ancestralidade da Bahia', diz Hilton Coelho

Foto: Farol da Bahia

O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL), responsável por propor um título de cidadão baiano para o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, destacou, nesta sexta-feira (20), as contribuições teóricas feitas pelo advogado à Bahia. 

"Silvio Almeida afirmou ideias muito fortes sobre atualidades e essa nossa ancestralidade, especialmente, o conceito de racismo estrutural. Ele tem se notabilizado no mundo todo porque é uma formulação com a capacidade de explicar a realidade extraordinária. Silvio antes de tudo é um grande professor da realidade nacional, por isso, nós dissemos: só podia ser baiano", disse durante a sessão especial, que acontece na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). 

"Nós somos o território da resistência. Aqui se instaurou a primeira sede da agressão colonial, o que deu a invasão ao nosso país, e a estruturação disso foi na Bahia e a resistência também. Não é atoa que temos 1.046 comunidades reconhecidas como quilombolas e a segunda maior população de indígenas do Brasil.

"Esse título vem para dizer que, a partir de agora, Silvio é filho da Bahia, filho de Luiza Mahin e irmão de Luiz Gama", concluiu. 

Eleições 2024 

À imprensa, o parlamentar também comentou sobre o cenário político do PSOL para as eleições de 2024 e destacou que as "discussões estão muito boas". 

"Nós queremos uma política regional para passar a tocar em questões como geração de trabalho e renda, distribuições de riquezas para o estado, produção, saúde, mobilidade, moradia popular, enfim. Todo esse debate vai escolher uma grande candidatura", disse ao pontuar que a previsão máxima para o anúncio é até o início de 2024. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário