'Silvio Almeida contribuiu para atualidade e ancestralidade da Bahia', diz Hilton Coelho
Deputado estadual foi responsável por propor título de cidadão baiano ao ministro de Lula

Foto: Farol da Bahia
O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL), responsável por propor um título de cidadão baiano para o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, destacou, nesta sexta-feira (20), as contribuições teóricas feitas pelo advogado à Bahia.
"Silvio Almeida afirmou ideias muito fortes sobre atualidades e essa nossa ancestralidade, especialmente, o conceito de racismo estrutural. Ele tem se notabilizado no mundo todo porque é uma formulação com a capacidade de explicar a realidade extraordinária. Silvio antes de tudo é um grande professor da realidade nacional, por isso, nós dissemos: só podia ser baiano", disse durante a sessão especial, que acontece na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).
"Nós somos o território da resistência. Aqui se instaurou a primeira sede da agressão colonial, o que deu a invasão ao nosso país, e a estruturação disso foi na Bahia e a resistência também. Não é atoa que temos 1.046 comunidades reconhecidas como quilombolas e a segunda maior população de indígenas do Brasil.
"Esse título vem para dizer que, a partir de agora, Silvio é filho da Bahia, filho de Luiza Mahin e irmão de Luiz Gama", concluiu.
Eleições 2024
À imprensa, o parlamentar também comentou sobre o cenário político do PSOL para as eleições de 2024 e destacou que as "discussões estão muito boas".
"Nós queremos uma política regional para passar a tocar em questões como geração de trabalho e renda, distribuições de riquezas para o estado, produção, saúde, mobilidade, moradia popular, enfim. Todo esse debate vai escolher uma grande candidatura", disse ao pontuar que a previsão máxima para o anúncio é até o início de 2024.