Simpósio Nacional de Combate à Corrupção acontece em Salvador
O evento conta com o apoio do Governo italiano, via Embaixada da Itália

Foto: Osvaldo Marques
Com o tema “Os novos rumos do combate à corrupção e à criminalidade organizada: o Brasil pós-Operação Lava Jato e a experiência italiana”, que o IV Simpósio da Policia Federal reúne, nesta quinta-feira (22) grandes nomes do Direito - desembargadores, juízes, advogados, estudantes, representantes da sociedade civil, além de autoridades nacionais e locais.
O evento, promovido pela diretoria regional da Bahia da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF/BA), conta com o apoio do Governo italiano, via Embaixada da Itália no Brasil. Dentre os participantes da mesa de debate desta manhã, o desembargador federal do TRF-4, João Pedro Gebran Neto e o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, falaram sobre a importância da Operação Lava-Jato e da Operação Mãos-Limpas.
O desembargador Gebran Neto falou da importância e da contribuição da Operação Mão-Limpa para o Brasil, "O que eu verifico hoje é que todos bebem da mesma fonte, tanto as pessoas que viram aspectos positivos da Operação Mãos-Limpas, como aquelas pessoas que viram o que foi feito para naufragar a Operação. Nós temos que aprender com eles, pra repetir os sucessos e evitar os erros" O desembargador comentou sobre os principais desafios que serão colocados como extrema importância nesta nova fase que o Brasil irá aderir para enfrentar as fraudes e a corrupção, "O principal desafio que vejo é a sociedade estar estar ciente, mobilizada, participando, vendo que os Magistrados, Ministério Público e a Polícia procuram agir com o máximo de imparcialidade, com o máximo de independência e que o apoio popular é fundamental, porque na verdade as reações vão acontecer e a sociedade brasileira tem que estar atenta à isso". Logo em seguida Gebran Neto falou um pouco sobre o vazamento das mensagens, sobretudo, da ação criminosa e delicada que interceptou documentos privados que se tornaram inválidos, "Esses documentos se tornaram nulos porque ele não pode ser utilizados por terem sido emitidos ilicitamente. O fato é que essas notícias acabam levando para a população informações que acabam vulnerando a imagens das pessoas, por não saber da origem, se são editadas, mas o fato é, de minha parte, eu não tenho confiança e sei que são informações ilícitas, mas há uma exploração sobre esse tema em vários lugares". Indagou Gebran Neto.
O Governador, Wilson Witzel falou sobre o Rio de Janeiro que se tornou o maior estado alvo de corrupção do Brasil, "Não há registro na história, na quantidade de governantes e parlamentares presos por ocasião de operações, talvez maior do que a própria Lava-Jato, em termos de concentração, e foi um desdobramento da própria Lava-Jato. É um legado muito importante para que possamos aperfeiçoar as instituições. Eu que sou originário da Polícia Federal, compreendo que é importante aprofundar esses instrumentos de controle, hoje assinei aqui o decreto que implanta um Programa de Integridade do Estado, que foi uma das propostas das dez medidas de combate à corrupção do Ministério Público que colhemos mais de 10 milhões de assinaturas, como governador eu não podia deixar de implementar esse projeto". Dentre as medidas adotadas pelo governador Witzel, foi citada a despolitização da polícia, que não podem ter interferência política.
Juliana Dourado, delegada, lotada na superintendência da Bahia, achou muito importante debater assuntos pertinentes ao combate à corrupção, para que possa fazer bons diálogos com outras instituições para debater com a sociedade para avançar cada vez mais com o combate à corrupção, "É muito importante o foco que a gente dá na discussão da Operação Lava-Jato, com a presença do desembargador Gerbran Neto que conduziu importantes processos na Lava-Jato, e no momento atual de discussão também do projeto de abuso lei de abuso de autoridade. Relatou a delegada.
O Simpósio segue nessa tarde com os debates sobre “Mercado de combustíveis no Brasil: Fraude, sonegação e consequências para o consumidor”, com a presença do diretor da PLURAL: Associação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Lubrificantes, Logística e Conveniência., Helvio Rebeschini .
O Simpósio Nacional de Combate à Corrupção segue nesta sexta-feira (23) com o Painel “Operação Mãos Limpas: A experiência italiana no combate à corrupção e à criminalidade organizada - uma reflexão necessária para o Brasil”.
Painelistas Presenciais: Embaixador da Itália no Brasil o Exmo. Sr. Antonio Bernardini e Adido da GuardiadiFinanza da Embaixada da Itália no Brasil o Sr. Francesco Fallica
Participante: Exmo. Desembargador Sr. Ney Bello.
Apresentação por Vídeo: Promotor da Operação Mãos Limpas, Sr. Antônio Di Pietro; Presidente da Seção Criminal da Corte de Cassação da Itália e um dos coordenadores da investigação italiana, Sr. Piercamillo Davigo; Comandante da Guardia diFinanza da Itália, Sr. Giuseppe Zafarana, logo depois com o Painel: “Operação Lava Jato – origem, evolução e perspectivas”. Delegada de Polícia Federal e Coordenadora da Lava Jato Sra. Erika Marena
, e com o Debate sobre “Facções Criminosas, corrupção e sistema prisional”. Promotor de Justiça de MG Sr. Rogério Greco.
Na Conferência de Encerramento terá o debate sobre o “Direito Penal eficaz na Constituição: conteúdo e limites”. Conferencista: Ministro STF Carlos Ayres Brito.


