Sinjorba terá reunião com MP e MPF para reforçar necessidade de vacinação da categoria
Os dois órgãos questionaram a imunização da categoria

Foto: Farol da Bahia / Gilberto Júnior
O Sindicato dos Jornalistas do Estado da Bahia (Sinjorba) se reúne nesta quinta-feira (20), às 11h30, com representantes dos Ministérios Públicos Federal (MPF) e do Estado da Bahia (MP-BA) para apresentar dados que embasam o pedido de vacinação de profissionais da comunicação com idade superior a 40 anos, e que estão atuando nas ruas ou redações cobrindo a crise sanitária da Covid-19. Os dois órgãos questionaram a imunização da categoria.
De acordo com o presidente do Sindicato, Moacyr Neves, o estado conta com cerca de 2500 mil profissionais, sendo que 1500 deles estão à frente nas coberturas sobre a Covid-19.
“Esperamos sensibilidade. É preciso que se explique essa situação para que não pareça privilégio, o que não é. O que estamos pedindo é uma reivindicação com base em uma realidade concreta de morte e adoecimento dos colegas que precisam da imunização para continuar produzindo as informações da pandemia. Se a gente não se vacinar, vamos começar a pressionar as empresas para retirar os jornalistas das ruas, com isso, nem prefeitura e governo terão jornalistas dando informações”, afirmou.
Moacyr lembrou que os serviços da imprensa foram considerados essenciais pelo governo federal em março de 2020. “Se nós somos essenciais e somos obrigados a estar nas ruas, precisamos ser vacinados porque o decreto não vai nos colocar nas ruas para morrer”, completou o presidente do Sinjorba.