Site divulga rascunho de decisão que derrubaria direito ao aborto nos EUA
"Político" obteve o texto de juiz da Suprema Corte americana sobre caso Roe vs. Wade

Foto: Reprodução/Pixabay
O site "Político" obteve o que seria o rascunho da opinião majoritária escrita pelo juiz Samuel Alito que derrubaria a decisão do caso Roe vs. Wade, após uma quebra sem precedentes da confidencialidade da Suprema Corte dos Estados Unidos.
O documento teria sido distribuído no início de fevereiro, conforme o site. O parecer final não foi divulgado e os votos podem mudar até os pareceres serem formalmente dados.
De acordo com a CNN, o Político diz ter autenticado o rascunho. Um porta-voz da Suprema Corte não quis fazer comentários sobre o assunto à reportagem.
Segundo o texto, o tribunal anularia o direito constitucional federal de Roe vs. Wade ao aborto. No rascunho do parecer, Alito escreve que Roe vs. Wade “deve ser anulado”.
“A Constituição não faz referência ao aborto e tal direito não é implicitamente protegido por nenhuma disposição constitucional”, escreveu Alito.
Ele disse que o caso estava “terrivelmente errado desde o início” e que seu raciocínio era “excepcionalmente fraco, e a decisão tem gerado consequências prejudiciais”.
“É hora de dar atenção à Constituição e devolver a questão do aborto aos representantes do povo", acrescentou.