/

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Slow: vivendo a vida devagar

Notícias
Saúde

Slow: vivendo a vida devagar

Como esta metodologia pode mudar o rumo da humanidade

Por Da Redação
Slow: vivendo a vida devagar
Foto: Divulgação

O livro “ Devagar”, de Carl Honoré, tem levantado questões sobre o exagero no acúmulo de funções e a forma como ultimamente, as pessoas tem usado seu tempo. Em outros tempos chamado de “ócio criativo”, o movimento slow coloca mais premissas de como a forma tempestuosa da vida moderna, está fazendo mal a sociedade de forma geral. Na publicação, o autor aborda de uma maneira didática as diferentes iniciativas que tem sido constituídas em torno do movimento que propõe a desaceleração do cotidiano e o resgate de uma forma mais devagar, leve e satisfatória de viver a vida. No livro, o principal foco é a atenção ao momento presente e valorização do que chamamos as pequenas coisas da vida: estar vivendo momentos bobos com a pessoa amada, fazer uma reunião e desfrutar pequenos prazeres com a família e os amigos, olhar com atenção o que acontece a sua volta, passear no parque e pelas ruas da cidade, a convivência com as crianças, a leitura de um livro ou escutar de uma música pelo simples prazer de ouvi-la.

Daremos aqui dicas de como implementar a metodologia de Carl e entrar no mood slow!

  1. Agende um ‘tempo de pensamento lento’
    Encontre um local tranquilo, desligue-se das redes sociais e concentre os seus pensamentos num problema atual ou em questões estratégicas maiores

 

  1.  Verifique a sua velocidade
    Em momentos aleatórios durante o dia, pare e pergunte a si mesmo se está a fazer tudo rápido demais. Se estiver, respire fundo algumas vezes e retorne à tarefa mais devagar.

 

  1.  Regra dos dez segundos
    Antes de enviar um e-mail a alguém, faça uma pausa de dez segundos e pergunte a si mesmo se seria mais eficaz lidar com o assunto pessoalmente ou com um telefonema.

 

  1. Aproveite os espaços lentos
    Muitas empresas estão a criar salas silenciosas para meditação, ioga, massagem, oração e até para dormir. Se o seu local de trabalho tiver uma zona tranquila, use-a para descansar e recarregar pelo menos uma vez ao dia.

 

  1. Respire
    Quando se sentir apressado e ansioso, pare por um momento e respire fundo algumas vezes para soltar um efeito calmante instantâneo na sua mente e corpo.

 

  1. Meditar é uma ferramenta poderosa para desacelerar
    A meditação inibe a ansiedade e o stress, promove a calma e aumenta a concentração. Isso torna-o mais feliz, mais energizado e mais criativo. 

 

  1. Crie momentos para ouvir os outros
    Arranje 10 minutos todos os dias para conversar informalmente com um elemento da sua equipa. Ao invés de falar sobre a rotina diária, concentre-se em conhecer melhor essa pessoa: os seus sonhos, hobbies, planos, preocupações, grandes pensamentos.

 

  1. Faça pausas
    Faça intervalos regulares no seu horário de trabalho. Defina um temporizador para se lembrar. Mas seja flexível. Se você está no meio de um grande pensamento ou uma conversa importante, adie o intervalo até que esteja pronto.

 

  1. Faça um downsize da sua agenda
    Crie uma lista de tarefas pendentes. Analise a sua agenda diariamente para encontrar tarefas que pode abandonar. Uma reunião que pode cancelar? Um jantar do qual se pode esquivar? Mova-o para a ‘lista de tarefas inativas’ e siga em frente.

 

  1. Priorizar e delegar
    Faça uma pausa para descobrir quais as tarefas que realmente merecem o seu tempo e atenção no trabalho. Faça isso individualmente e em equipe.

 

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102