Socorristas buscam 200 desaparecidos após rompimento de geleira na Índia
Até o momento, 18 corpos foram recuperados, disseram as autoridades

Foto: Reprodução
Após rompimento de uma geleira remota do Himalaia que destruiu pontes, rompeu represas e lançou torrente de água, pedras e entulho de construção pelo vale de uma montanha, socorristas indianos mantém as buscas, nesta segunda-feira (8), por mais de 200 pessoas desaparecidas. Até o momento, 18 corpos foram recuperados, disseram as autoridades.
O desastre de domingo (7) logo abaixo do pico Nanda Devi, o segundo mais alto da Índia, varreu a pequena hidrelétrica de Rishiganga que estava em construção e danificou uma usina maior rio abaixo, sendo construída pela empresa estatal NTPC.
A maioria dos desaparecidos são pessoas que trabalhavam nos dois projetos, parte dos muitos que o governo vem construindo nas montanhas do Estado de Uttarakhand como esforço de desenvolvimento econômico.
Especialistas disseram que nevou forte na semana passada na área de Nanda Devi e é possível que parte da neve tenha começado a derreter e possa ter causado uma avalanche.
As equipes de resgate estavam concentradas na perfuração de um túnel de 2,5 quilômetros de comprimento no local do projeto hidrelétrico Tapovan Vishnugad, que a NTPC estava construindo 5 quilômetros rio abaixo, onde cerca de 30 trabalhadores estavam presos.