Socorro da União faz 24 estados compensarem perdas de arrecadação em meio à pandemia
Amapá, Roraima, Acre e Tocantins superaram dois dígitos de ganho

Foto: Reprodução/ Agência Brasil
A ajuda concedida pelo governo federal para 24 estados, com o objetivo de diminuir os impactos econômicos provocados pela pandemia do novo coronavírus, foi o suficiente para compensar a perda de arrecadação. É o que revela um estudo elaborado pela Instituição Fiscal Independente (IFI), órgão ligado ao Senado Federal.
O levantamento do IFI mostra que apenas o Ceará, Santa Catarina e São Paulo não registraram ganhos acumulados de receita no período de 12 meses até setembro. Nos estados do Amapá, Roraima, Acre e Tocantins, a melhora chega a superar os dois dígitos de ganho em relação à receita tributária: 27,7%, 26,1%, 17,8%, e 10,9%, na respectiva ordem.
De acordo com o diretor da IFI e responsável pelo estudo, Josué Pellegrini, a ajuda financeira da União foi maior do que o necessário. "Esses números evidenciam que o valor estipulado (pelo governo federal) acabou sendo maior do que o necessário para compensar a perda de receita, até porque não houve a opção de fazer o chamado ‘seguro-receita’, que é compensar exatamente o valor da perda", explicou.