Software auxilia em pesquisas sobre fake news no Whatsapp

Pela ferramenta, pesquisadores podem analisar grupos do aplicativo de forma gratuita

[Software auxilia em pesquisas sobre fake news no Whatsapp]

FOTO: Reprodução/ Shutterstock

A Universidade de Campinas (Unicamp), no interior de São Paulo, desenvolveu um software para  combater as fake news, e está com chamada aberta para pesquisadores que desejem utilizá-lo. A chamada inclui também tutoriais acerca do uso da ferramenta, chamada de Qualichat. Através do software, pesquisadores podem realizar análises de grupos do aplicativo WhatsApp, de forma gratuita.

Através da análise de conversações, o Qualichat permite a obtenção de dados como notícias e temas mais compartilhados no grupo estudado, pessoas envolvidas, símbolos comumente utilizados e especificidades temporais da linguagem. 

O software está disponível para a utilização de qualquer pessoa, através da linguagem aberta Phyton. A chamada, que está aberta até o dia 31 de julho, tem o objetivo de oferecer também suporte à utilização, com a realização de tutoriais. 

O software não coleta ou armazena dados, estando em alinhamento com a Lei Geral de Proteção de Dados e com a General Regulation of Data Protection (GDPR). 

Para efetuar a inscrição, os pesquisadores interessados devem ter pesquisas previamente aprovadas em comitês de ética de universidades. O cadastro pode ser realizado através de formulário disponível no site.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Maio Roxo: conheça  as doenças inflamatórias intestinais de caráter imunomediado que mais afetam a população! ]

Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa estão entre as principais patologias que acometem mais de 5 milhões de pessoas no mundo e no Brasil

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!