Sol de verão pode não ser suficiente para reposição de vitamina D; entenda
Micronutriente é essencial na manutenção da saúde e bem estar

Foto: Reprodução
A vitamina D é um micronutriente essencial para todos os seres humanos. Ele contribui para a manutenção da saúde e bem estar. O hormônio é produzido a partir do colesterol quando nossa pele é exposta aos raios ultravioleta B (UVB) e, diferente do que algumas pessoas pensam, mesmo durante o verão, é preciso garantir que seus estoques estejam adequados no organismo.
De acordo com especialistas, banhos de Sol não garantem que os níveis do micronutriente estejam de acordo com o que o corpo necessita. Em algumas ocasiões, fazer a suplementação é altamente recomendável.
Além de uma constante exposição ao sol e suplementação, alguns alimentos, como peixes e cogumelos, também têm a capacidade de contribuir para o aumento de vitamina D em nosso corpo.
Profissionais da área da saúde alertam, no entanto, que a suplementação não deve ser feita sem prescrição médica, afinal de contas, a vitamina D também atua como um hormônio e o excesso pode causar prejuízo, como alteração do ritmo do coração e predispor a pedras em rins.