Sony e Havard promovem lançamento de robô cirurgião inspirado em origami

Novidade foi apresentado em artigo publicado recentemente na revista Nature Machine Intelligence.

Por Da Redação
Ás

Sony e Havard promovem lançamento de robô cirurgião inspirado em origami

Foto: Universidade de Havard/Reprodução

Engenheiros da Sony e do Instituto Havard, nos Estados Unidos, criaram um minirobô mais ou menos do tamanho de uma bola de tênis e com peso de uma moeda de 1 centavo, cujas habilidades podem ser utilizadas para melhorar a precisão e controle em procedimentos cirúrgicos. A novidade foi apresentado em artigo publicado recentemente na revista Nature Machine Intelligence.

Chamado de miniRCM, o pequeno robô cirurgia foi inspirado no origami, arte tradicional secular do Japão, e foi construído com base em uma técnica desenvolvida pelo professor de Harvard Robert Wodd. Os materiais, que se encontram dispostos uns sobre os outros e cortados a laser, formaram uma estrutura 3D, que possui três autuadores lineares para controle dos movimentos, em diferentes direções.

Para realizar o teste da capacidade de atuar em uma cirurgia teleoperada, pesquisadores o conectaram a um dispositivo que simula os movimentos da mão controlando uma ferramenta parecida com uma caneta. Ele conseguiu ser 68% mais preciso depois de traçar um pequeno quadrado do que o procedimento realizado manualmente.

Além do mais, o pequeno robô teve sucesso depois de participar de uma simulação de procedimento cirúrgico, onde o médico precisa inserir uma agulha através do olho, para chegar as pequenas veias na parte posterior do globo ocular. Usando um tubo de silicone duas vezes mais espesso do que o de um fio de cabelo como veia retiniana, o dispositivo conseguiu a perfuração com a agulha sem causar nenhum dano ou eventual rompimento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário