Soteropolitanos bebem em excesso, diz pesquisa

De acordo com o Ministério da Saúde, 23,5% dos habitantes fazem uso abusivo de bebidas alcoólicas

[Soteropolitanos bebem em excesso, diz pesquisa]

FOTO: Agêncial Brasil

Uma pesquisa divulgada ontem (25), pelo Ministério da Saúde (MS), aponta que Salvador é a capital campeã em consumo abusivo de bebidas alcoólicas. De acordo com o estudo da  Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2018, dos soteropolitanos ouvidos, 23,5% afirmaram ter ingerido doses superiores ao que é considerado abusivo pela pasta, sendo 32% dos homens e 17% das mulheres.

O MS entende como consumo abusivo de álcool a ingestão, em uma única ocasião, de cinco ou mais doses, para homens, ou quatro ou mais doses, para mulheres. A dose corresponde a uma lata de cerveja, uma taça de vinho ou uma dose de cachaça, uísque ou qualquer bebida alcoólica destilada.

No histórico dos últimos dez anos, o índice de consumo abusivo de álcool na capital baiana já era alto (24,9%). A ingestão já alcançou o pico de 26,6% em 2012 e o menor índice em 2017 (20,8%). A média do período é de 26,1% da população.

A pesquisa também indica que os soteropolitanos estão acima do peso, não consomem frutas e hortaliças regularmente, praticam pouca atividade física e ficam muitas horas em frente às telas de celulares, tablets e computadores.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!