SpaceX vence concorrência e é contratada para levar astronautas da NASA à Lua

Nave que fará primeira viajem de pessoas ao satélite desde 1972 será reutilizável

[SpaceX vence concorrência e é contratada para levar astronautas da NASA à Lua]

FOTO: Reprodução/Olhar Digital

A Nasa anunciou nesta sexta-feira (1) a escolha da SpaceX para levar os primeiros astronautas americanos à Lua desde 1972.O contrato de US$ 2,9 bilhões com a empresa de Elon Musk inclui o protótipo da nave espacial Starship, que está sendo testado nas instalações da SpaceX no sul do Texas.

A SpaceX venceu a Blue Origin, de Jeff Bezos, e a empreiteira de defesa Dynetics e se tornou a única fornecedora do sistema. É um marco surpreendente nas práticas da Nasa, que normalmente escolhe várias empresas, a fim de se prevenir caso ocorra alguma falha.

"Hoje estou muito emocionada, e todos estamos muito emocionados, de anunciar que elegemos a SpaceX para continuar com o desenvolvimento do nosso sistema de pouso humano integrado", disse Lisa Watson-Morgan, gerente deste programa na Nasa.

Para a proposta de pouso na Lua, a SpaceX apresentou a nave espacial reutilizável Starship, projetada para transportar grandes tripulações e cargas para viagens espaciais ao espaço profundo, e fazer um pouso vertical tanto na Terra quanto em outros corpos celestes.

Como parte do programa Artemis para voltar a levar humanos à Lua, a Nasa quer usar seu Sistema de Lançamento Espacial para transportar quatro astronautas a bordo de uma cápsula da tripulação Orion, que então se acoplará a uma estação espacial lunar chamada Gateway. A ideia é que o Gateway seja uma estação intermediária, mas para a missão inicial, a Orion poderia se acoplar diretamente à Starship, explicou Watson-Morgan.


Comentários