SPFW N60: Ateliê Mão de Mãe apresenta coleção inspirada na Tropicália e celebra o artesanato como forma de luxo!
Desfile, organizado como um tributo à liberdade, à arte e ao país, traça um paralelo entre o Brasil da ditadura e o resgate à democracia

Foto: Divulgação
Ateliê Mão de Mãe apresenta sua coleção Manifesto Tropical no dia 18 de outubro, sábado, às 18h, no Pavilhão das Culturas Brasileiras, integrando mais uma vez o calendário oficial da SPFW, agora na edição histórica de 30 anos do evento.
Inspirada na Tropicália, movimento que nasceu na Bahia e se espalhou pelo país no fim dos anos 1960, a coleção é um tributo à arte como forma de resistência — e uma resposta ao momento sociopolítico atual do Brasil. O resultado: uma celebração da diversidade, resistência e alegria que definem a identidade brasileira em forma de coleção exibida em uma passarela. A estética tropical, colorida e artesanal da coleção faz um paralelo com o Brasil da ditadura militar de 1969 e a necessidade contemporânea de resgate da democracia e dos direitos sociais, com especial atenção ao protagonismo das mulheres.
As principais inspirações para as peças são Gal Costa, Maria Bethânia, musas da Tropicália, símbolos de uma feminilidade livre e criativa, homenageadas por sua força e liberdade artística, e Caetano Veloso, completando os quatro promissores do movimento. Além deles, Zezé Motta também aparece como grande influência. Em Manifesto Tropical, todos aparecem como fio condutor de uma coleção que une moda, música e memória, conectando seus olhares às crocheteiras do Ateliê Mão de Mãe.
A coleção apresenta cerca de 35 looks, evidenciando formatos inusitados e ricos em textura, como cintura baixa no crochê, assimetrias, babados, aplicações florais, mistura de estampas e mosaicos de tecidos. Entre os materiais utilizados, o destaque vai para o crochê, o frivolité — técnica de renda artesanal feita a partir de nós — e o linho 100% natural, que aparece com modelagens exclusivas e cores como vermelho, azul-marinho e salmão. Além disso, a marca apresentará uma linha de t-shirts exclusivas pensando no ready-to-wear, dialogando com a coleção.
Em um firme movimento para a valorização do fazer manual, desenvolvidos por mulheres das comunidades ribeirinhas de Salvador, em parceria com o Sebrae, os acessórios em crochê — bolsas, cintos e colares — ganham ainda mais força com aplicações de frivolité, ampliando a conexão entre moda, memória e artesanato. Além do Sebrae, a marca contará com o apoio da Renner nesta edição do desfile.
Ainda com novidades, Ateliê Mão de Mãe fará uma collab com a Tach Rug — marca de tapetes artesanais, que entra em um lugar decorativo na passarela junto a peças que dialogam com a moda e com o desfile.
Com patrocínio máster de THINKERS MANAGEMENT, parceiro da marca desde 2022, pela primeira vez, o casting será formado majoritariamente por modelos profissionais, tendo Samile Bermanelli fechando o desfile, e com forte presença de new faces, reafirmando a moda como protagonista. O styling será de Hugo Machado, e a beleza, assinada por Pamela Hubner, contará com cabelos volumosos e frisados, inspirados em ícones da Tropicália — como as musas Gal Costa e Maria Bethânia. Acessórios de Carlos Penna complementam o look.
Formada por 89 mulheres, muitas delas mães solo, a marca Ateliê Mão de Mãe se consolidou como um espaço de potência criativa e de impacto social. Cada ponto de crochê e cada bordado contam histórias sobre o Brasil e suas mulheres, e é essa força que ganha forma em Manifesto Tropical.
SERVIÇO – Desfile Ateliê Mão de Mãe: Manifesto Tropical
Data: 18 de outubro de 2025
Hora: 18h
Local: Pacubra, Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Vila Mariana, São Paulo - SP, 04094-050
FICHA TÉCNICA – DESFILE
Styling: Hugo Machado
Beauty: Pamela Hubner
Hair: Edemilson Andrade
Acessórios: Carlos Penna
Trilha Sonora: Jerônimo Sodré
Fotografia oficial do editorial: Rodrigo Ladeira