Vitória leva empate do Sport e segue sem vencer na Copa do Nordeste
Com defesas espetaculares, Ronaldo é o destaque da partida

Foto: Reprodução
O Vitória empatou com o Sport em 1 a 1, na Arena Pernambuco, neste sábado (1), em confronto válido pela segunda rodada da Copa do Nordeste. Com resultado, o Rubro-Negro baiano conquistou o segundo ponto na competição e ocupa provisoriamente a terceira colocação do grupo B.
No duelo de Rubro-Negros, o Sport foi melhor na primeira etapa. Desde os minutos iniciais, a equipe pernambucana controlou a posse de bola, impôs uma forte linha de marcação para impedir o Vitória de avançar com perigo e esteve perto de abrir o placar em diferentes oportunidades. Em resumo, mandou no jogo.
Aos nove minutos, Lucas Mugni da entrada da área, rebateu a bola junto a Maurício Ramos e ela voltou para o meia ficar cara cara com Ronaldo e chutar forte, rasteiro, para grande defesa do goleiro do Leão, evitando o que seria o primeiro gol no placar.
O goleiro Ronaldo foi o grande nome da etapa inicial, aos 26 miinutos, Sander, que já aproveitava com muita liberdade o lado esquerdo, cruzou pra dentro da área, e Elton bateu de primeira para grande defesa do goleiro. Na sequência do lance, a defesa cochilou, Yan levantou na área e mais uma vez, Elton teve a chance de abrir o placar, mas Ronaldo, abriu os braços e evitou novamente o tento.
Dentre as principais falhas cometidas pelo Vitória que proporcionaram o Sport se sentir tão a vontade na partida, estão os passes errados o espaço defensivo deixado pelos laterais. Setor inclusive, onde os Leão da Ilha criou as principais jogadas. Nem a bola parada, ponto forte da equipe, estava sendo útil.
O Rubro-Negro baiano poderia ter sido prejudicado no duelo aos 30 minutos, quando após cobrança de falta, a bola bateu na barriga de Vico, mas o árbitro apontou para a marca do pênalti de forma equivocada, após conversa com o bandeirinha o lance foi anulado.
Aos 33 minutos, Leandro Barcia, outro jogador do Sport assim como Mugni, muito ativo na partida, bateu colocado, bonito de fora da área e tirou tinta do travessão de Ronaldo.
Mesmo dominado pelo Sport no jogo, o Vitória teve a chance de ir para o intervalo com o triunfo parcial. Aos 42 minutos, Carleto encheu o pé em cobrança de falta e a bola passou perto do gol de Luan Polli.
Diferente do que ocorreu na primeira etapa, o Vitória voltou com uma postura diferente do intervalo. Se antes foi dominado pelo Sport, o Rubro-Negro baiano começou a propor o jogo e com isso, avançava com mais perigo ao ataque. Em um desses avanços, abriu o placar.
Aos 10 minutos, Guilherme Rend arriscou de fora da área e a bola foi morrer no canto do gol de Luan Polli. Estava aberto o placar na Arena Pernambuco.
Se antes o clima estava mais favorável para o Sport, após o gol sofrido, a situação mudou. A torcida passou a pressionar e vaiar a equipe a cada erro cometido. Diante desse cenário, o Sport foi em busca do empate rápido.
Aos 20 minutos, Lucas Mugni quase teve a chance de igualar o marcador em cobrança de falta, mas Ronaldo pulou bem no canto e evitou o gol.
Ciente de o jogo não estava ganho e o placar era perigoso, o Vitória tratou de já encaminhar o triunfo. Aos 23 minutos, Fernando Neto apareceu na entrada da área e chutou firme para o gol, a bola desviou na zaga e quase enganou o goleiro, que conseguiu espalmar para o lado.
No minuto seguinte, aos 24, Junior Viçosa, também de fora da área, quase marcou um golaço, mas a bola passou por cima do gol.
Sem conseguir ser eficiente nas chances que teve ao longo da partida, o Vitória foi punido.
Aos 28 minutos, Marquinhos fez boa jogada de fora da área, chutou, a bola espirrou na zaga e sobrou pra Lucas Mugni, cara cara com Ronaldo, ter extrema frieza para dar um toquinho por cima e empatar. Golaço.
O Vitória poderia ter voltado a frente do placar aos 35 minutos, Matheus Tenório foi avançando com liberdade e soltou uma bomba de fora da área para a grande defesa de Luan Polli.
A partida ganhou tons de emoção nos minutos finais e Hernane aos 45 minutos, quase deu o triunfo ao Sport. O atacante recebeu dentro da área, chutou rasteiro e Ronaldo fez um verdadeiro milagre para evitar a virada dos pernambucanos.
Apesar de uma segunda etapa mais movimentada e equilibrada com boas chances de triunfo para os dois lados, o placar não foi modificado novamente.
Análise do Vitória na partida
O Vitória teve duas posturas na partida, felizmente para o Leão baiano, a da segunda etapa se sobressaiu. Antes dominado pelo Sport, inofensivo, com laterais expostas, recomposição defensiva lenta e marcação frouxa, o Rubro-Negro da Bahia, mudou a postura na segunda etapa e passou a propor mais o jogo ao invés de só ficar esperando um erro da equipe da casa para engatar o contra-ataque.
Apesar de ter conseguido um bom resultado fora de casa, poucos merecem destaque pela fraca atuação hoje. Todos deixaram bastante a desejar em campo, exceto dois nomes: Ronaldo e Guilherme Rend. O primeiro com defesas sensacionais que, garantiram um ponto importante na competição. O segundo, muito bem no meio-campo, lúcido nos passes e ainda premiado com gol no jogo.
Se no ataque o Vitória melhorou o desempenho, defensivamente o time segue com uma postura muito ruim. Não só pelo gol sofrido, mas todos os lances de perigo do Sport na partida demonstraram que a defesa estava perdida. Como já citado, as laterais deixaram muito a desejar e poderiam ter custado a derrota. Setor que precisa melhorar muito para os próximos confrontos.
De positivo fica o fato do Vitória ter conquistado um ponto importante na competição e ter melhorado a postura do time, ao invés de só ficar acanhado na defesa. Ficou a sensação que poderia ter sido melhor e realmente poderia, se o time tivesse sido fatal nas chances que teve e não abdicasse de jogar nos minutos finais. Uma pena.