Spyware se passa por atualização do Android para roubar dados e monitorar celular
A recomendação é não baixar aplicativos em lojas de terceiros

Foto: Reprodução
Um novo aplicativo espião já atinge celulares Android utilizando uma técnica para infectar os aparelhos. Descoberto na última semana pela empresa de segurança digital Zimperium, o spyware aparece no painel de notificações do smartphone fingindo ser uma atualização do sistema do Google.
Ao ser acionado pelo usuário, o vírus pode roubar dados e controlar o dispositivo, gravando áudios e ligações, tirando fotos, acessando mensagens do WhatsApp e monitorando a localização por GPS.
O programa tem o nome “System Update” e funciona como um vírus de acesso remoto. Segundo relatório da companhia, o app está disponível em lojas de aplicativos de terceiros, não recomendadas pelo Google, e nunca foi localizado ou disponibilizado na Play Store original.
A lista de atividades criminosas que o programa pode realizar no celular infectado é grande: ele pode acessar mensagens do WhatsApp e os arquivos do banco de dados, ver o histórico de sites acessados e pesquisados no navegador, gravar áudios e ligações telefônicas, tirar fotos pelas câmeras frontal e traseira sem a autorização ou conhecimento da vítima, roubar imagens e vídeos, pesquisar arquivos como PDFs e documentos do Office, copiar dados da área de transferência, monitorar a localização por GPS e roubar contatos e registros telefônicos.
Para não se tornar vítima desse aplicativo, a recomendação é não baixar aplicativos em lojas de terceiros ou em ambientes considerados não oficiais, recorrendo sempre à Google Play Store para fazer o download. Além disso, manter um bom antivírus ativado no Android para evitar possíveis infecções no sistema.