/

Home

/

Notícias

/

Autos

/

Stepway 2021: o hatch aventureiro com preço de SUV compacto posto à prova

Notícias
Autos

Stepway 2021: o hatch aventureiro com preço de SUV compacto posto à prova

Por Marcos Camargo Jr.
Stepway 2021: o hatch aventureiro com preço de SUV compacto posto à prova
Foto:

Entre os hatches compactos a linha aventureira vem perdendo espaço embora tenha dignos representantes. Segmento que já teve Palio Adventure, CrossFox e Ka Trail hoje conta com 3 modelos com essa proposta: Fiat Argo Trekking, Hyundai Hb20X e o Renault Sandero mostrado nesta avaliação pelo Farol da Bahia

A Renault que descolou a imagem da versão Stepway do Sandero justificando um outro segmento, tem neste modelo 20% das suas vendas na linha. Nesta matéria avaliamos o modelo em sua versão topo de linha Iconic, vendida por R$ 94.020,00. Há também a Intense de R$ 83 mil, menos equipada.

As mudanças apresentadas em 2019 na linha do Sandero renderam ao modelo aventureiro uma característica própria e se mantém assim atualmente. Pára-choques, lanternas e detalhes como os emblemas são próprios do Stepway. Neste ponto não houve novidade alguma no modelo que corresponde a 20% das vendas na linha Sandero. 

Generoso em volume 

O Sandero tem vantagem diante dos rivais pois entrega cabine mais espaçosa como sempre foi. São 4,07m de comprimento, 2,59m de entre-eixos, 1,73m de largura, 1,63m de altura e 320 litros de porta-malas bem distribuídos mas que deixa os passageiros um pouco apertados no espaço para as pernas.

A ergonomia mostra a idade do projeto deste carro que é de 2014 e recebeu facelift em 2019. O painel é retilíneo e a posição pode cansar em viagens longas mas os bancos são largos e confortáveis, o que é um contraponto. 

Motor 1.6 aspirado e câmbio automático CVT 

Ao enxugar as versões do Sandero a Renault deixou somente o Stepway com o motor 1.6 SCe aspirado. São 115/118 cv (etanol/gasolina) que aparecem a elevados 5.500 rpm e 16,3 kgfm a 4.000 rpm com 0 a 100 km/h em 11,2s. Se por um lado o custo de manutenção do motor é baixo por outro o rendimento não é dos melhores. O Sandero já poderia ter motor turbo que finalmente estreia no Captur que começa a chegar às lojas em julho. Por hora o motor é o mesmo usado no Duster e no já “quase velho” Captur. 

Com o câmbio CVT as relações de troca são lentas e o desempenho limitado para clientes “sem pressa”. O consumo ficou em torno de 7,2km/litro ao longo do nosso teste de uma semana onde rodamos pouco mais de 400km em circuito misto. 

Mesmo bem equipado o Stepway tem pontos de atenção como a multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay com fio (no Duster já é sem fio), mas com apenas um ponto USB posicionado ao lado do aparelho deixando o fio pendurado. A câmera de ré também merecia resolução melhor e em um carro mais alto uma câmera dianteira numa versão topo seria bem vindo. Apesar disso o som é bom a multimídia bem conectada. Tradicional também é o controle satélite de som atrás do volante que os clientes da marca já conhecem de longa data. 

Vale a pena? Certamente o Stepway é um Sandero (verdade seja dita) bem versátil. Alto, robusto, assume bem a postura de aventureiro e o estilo visual não é excessivo. Mas o desempenho do motor aspirado com câmbio CVT é razoável e faltam equipamentos para justificar o preço de R$ 94 mil, o que já é suficiente para comprar um Crossover de entrada considerando os atuais patamares de preço do mercado nacional.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102