STF decide que lei das licitações não se aplica a Petrobras

Ministros analisaram caso de 1994 que foi encaminhado a Corte em 2005

Por Da Redação
Às

STF decide que lei das licitações não se aplica a Petrobras

Foto: Reprodução/A Gazeta

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram pelo placar de 6 votos a 4, que a Petrobrás não precisa se sujeitar ao regime de licitações da administração, previsto na Lei das Licitações (8.666/1993). O processo foi discutido no plenário virtual a partir de um caso de 1994, que chegou ao tribunal em 2005. 

O voto que prevaleceu foi o relator, ministro Dias Toffoli, que entendeu a lei das licitações não é aplicável às sociedades de economia mista que explorem atividade econômica própria das empresas privadas, concorrendo, portanto, no mercado (como é o caso da Petrobras). 

"Por entender não ser possível conciliar o regime previsto na Lei n° 8.666/93 com a agilidade própria desse tipo de mercado que, como sabido, é movido por intensa competição entre as empresas que nele atuam", afirmou Toffoli. O ministro destacou que a Petrobrás disputa o espaço local no mercado, em condições parelhas com o setor privado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário