• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • STF garante vigência de decretos de Bolsonaro e permite flexibilização da posse de armas no Brasil

STF garante vigência de decretos de Bolsonaro e permite flexibilização da posse de armas no Brasil

Mudanças realizadas em 2019 seguem em vigor por conta de pedido de Alexandre de Moraes

Por Da Redação
Às

STF garante vigência de decretos de Bolsonaro e permite flexibilização da posse de armas no Brasil

Foto: Reprodução/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), garantiu a vigência de norma que permite a flexibilização da posse de armas no Brasil ao interromper o julgamento de uma ação contra decreto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido)  sobre o assunto. A Corte já tinha dois votos para derrubar a norma que, na prática, retira da Polícia Federal (PF) o controle da posse de armas quando Moraes pediu mais tempo para analisar o processo. 

Com isso, enquanto o julgamento não é concluído, segue em vigor o decreto de 2019 que inverteu a lógica prevista no Estatuto do Desarmamento para a PF autorizar uma pessoa a ter uma arma. Antes, era preciso comprovar à corporação a existência de efetiva necessidade para obter a posse de um revólver ou de outro armamento. Antes, era preciso comprovar à corporação a existência de efetiva necessidade para obter a posse. 

Questionado, Moraes não informou se há previsão para liberar o processo para que a análise do tema seja concluída. Os ministros Edson Fachin, relator do processo, e Rosa Weber já haviam se posicionado no plenário virtual pela derrubada da norma quando o julgamento foi suspenso. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário